19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Prepare o bolso, tarifa de energia em MS será reajustada em até 10%

A- A+

A partir de amanhã a tarifa de energia em Mato Grosso do Sul deve aumentar. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidirá, o percentual de reajuste que será repassado aos mais de 900 mil consumidores sul-mato-grossenses pela Energisa.

O porcentual deve ficar entre 8% e 10%, que, somados aos 27,9% de aumento extraordinário na tarifa de energia do mês passado mais a bandeira tarifária vermelha que acrece em R$ 5,50 o valor cobrado a cada 100 quilowatts/hora, o aumento total das contas de luz deve ser de 50% desde início de 2015.

?A iniciativa é a forma encontrada pelo governo federal de reduzir danos causados pelo escassez de água em estados como São Paulo, que acarreta no acréscimo do valor de custo da produção energética, e embora, Mato Grosso do Sul a crise hídrica seja exclusividade de São Paulo, a União decidiu dividir a elevação do custo com todos os estados brasileiros. Segundo dados da Aneel, a crise do setor ocasionou prejuízo de R$ 37,417 bilhões ao Brasil.

Conforme a Energia, o aumento estabelecido em acordo com a Aneel será dividido gradualmente em seis pontos porcentuais ao ano, nos próximos quatro anos e meio. O valor refere-se aos empréstimos bancários feitos pela União para salvar as distribuidoras de energia e evitar que os aumentos fossem repassados aos consumidores no ano passado.