29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Produção de carne respeita o meio ambiente em MS

A- A+

Produtores de carne no Estado, que estão concentrados no Pantanal, produz a carne de qualidade por meio de um sistema que respeita e protege o meio ambiente. A iniciativa atrai empresas que querem investir na carne sustentável.

Em Aquidauana – distante 143 quilômetros de Campo Grande – região pantaneira, João Idelsonso, em  sua propriedade de três mil hectares cria gado de corte há mais de 40 anos. Ele faz o ciclo completo de cria, recria e engorda e abate, em média, 300 cabeças por ano, um sistema de produção considerado referência.

Os animais são criados com pastagens sem nenhum tipo de agrotóxico e só no final do ciclo, antes do abate, é que recebem alimentação no cocho. Produtores rurais, pesquisadores e empresários foram conhecer o sistema de produção e uma empresa de alimentos de São Paulo já fechou parcerias com alguns pecuaristas do estado.

A Embrapa Pantalan ajuda os produtores no credenciamento, e está desenvolvendo um protocolo para avaliação das fazendas com critérios que vão estabelecer o nível de sustentabilidade de cada propriedade.

Produtor experiente, João sabe bem que os desafios do setor ainda são grandes, mas acredita que esse é o caminho para a pecuária do futuro. “Eu vejo que todo mundo está buscando cada vez mais produtos saudáveis e aqui, eles encontram”.

Atualmente, a empresa compra apenas fêmeas, de até três anos, e os criadores recebem a mais por isso. O valor pago é o mesmo do boi gordo e outros tipos de bonificação devem ser oferecidos.

Tayná Biazus