20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

MOVIMENTA JUVENTUDE

Programa abre inscrições de cursos para jovens do assentamento Sete de Setembro

Oportunidades são para implantação e manejo de horta, fruticultura, empreendedorismo digital profissões do futuro, comunicação e marketing e mais

A- A+

Ontem (15.jun.2021) foram abertas inscrições para os cursos de implantação e manejo de horta; fruticultura; viagem ao mundo do empreendedorismo; empreendedorismo digital e profissões do futuro e comunicação e marketing, voltados para jovens do Assentamento Sete de Setembro, do município de Terenos. Segundo aponta o Governo do Estado, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude está encarregada pelo Programa Movimenta Juventude, que oferta essas possibilidades. 

Ainda, segundo informações do Governo de MS, esses cursos serão realizados em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS).

"Esse primeiro módulo de cursos destinamos aos jovens do Assentamento Sete de Setembro, após um estudo que envolveu público-alvo e logística em tempos de pandemia. O Movimenta Juventude é um programa elaborado para contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócios, com foco nas oportunidades locais e regionais", explica o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal.

Movimenta Juventude é um programa com objetivo de levar aos jovens, com idade entre de 15 a 29 anos, uma melhor qualidade de vida e deve estender-se aos 79 municípios. Com isso, eles terão uma renda, além de inserir esse pessoal no mundo do empreendedorismo.

Além disso, capacitar o jovem do campo em sua prórpia terra faz com que não seja necessário um abandono da vida na área rural em busca de oportunidades em grandes cidades.

Para o diretor de operações do SEBRAE-MS, Tito Estanqueiro, a parceria com o Governo do Estado e Famasul vem em um momento único, no qual os jovens precisam desse incentivo. "Para nós do Sebrae, juntamente com a Famasul é uma honra estarmos associados num momento deste. Pois o empreendedorismo é a mola propulsora do desenvolvimento econômico.  Mas as vezes não está ao alcance de todos e essa iniciativa vislumbra a oportunidade de levar para os jovens de 15 a 29 anos que muitas vezes vivem situações difíceis, esse conhecimento que é fundamental, porque quem quer empreender precisa ter conhecimento. "

"Nós da Famasul e Senar já viemos de certa forma movimentando essa juventude por meio de cursos e programas e estar parceiros desse programa é uma satisfação para nós e ele vem para reforçar as ações que desenvolvemos ", complementa o gerente técnico do sistema Famasul, José Paduá.

Para realizar a inscrição o jovem deve acessar o link o link: http://www.cursos.ms.gov.br/Subjuv até o dia 30 de junho. As aulas estão previstas para serem realizadas entre os dias 05 de julho a 24 de julho, de forma presencial e respeitando todas as medidas de biossegurança em relação a Covid.

O Secretário de Estado de Cidadania e Cultura João César Mattogrosso, secretaria a qual a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude é subordinada reforça que, "o Governo do Estado tem investido na ampliação das pautas que envolvem políticas públicas para juventude e é muito bacana que esse projeto esteja sendo realizado em tantas mãos. O Movimenta Juventude vai levar para os jovens que estão em assentamentos, comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas a visão e a noção do empreendedorismo. Queremos oferecer perspectivas de futuro como empreendedor rural aos jovens que vivem nessas comunidades. "

Inscrições e informações sobre o programa são obtidas através do e-mail juventude@segov.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9141.