23 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Pronatec forma 352 alunos índios em MS

A- A+

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), atendeu no Estado, 352 alunos índios. Nos últimos dois anos foram  29 turmas formadas nos cursos de horticultor orgânico, produtor de mandioca e viveiricultor.

“Não tenho dúvidas que, se resolvermos o problema social, vamos resolver também o problema fundiário”, disse o presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Eduardo Riedel, durante apresentação sobre a atuação do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) durante o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado no auditório da Fiems, na manhã desta sexta-feira.

Mato Grosso do Sul é o único estado do país que  tem  o Pronatec  com aulas destinadas aos índios O dirigente destacou que tem sido um grande aprendizado trabalhar com as comunidades. “São cidadãos brasileiros que precisam de suporte da sociedade”, definiu.

Riedel mostrou os crescentes resultados obtidos pelo Senar e traçou as perspectivas de avanço no atendimento para 2015, destacando que o desafio da entidade é qualificar o homem do campo para aumentar a produtividade do setor agropecuário.

O encontro reuniu profissionais responsáveis pelo apoio aos pequenos negócios de diversos municípios do Estado, um trabalho realizado através do fomento ao empreendedorismo e às políticas públicas. Os agentes de desenvolvimento também promovem a aplicabilidade da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Tayná Biazus