19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Economia

Recuperação da indústria chinesa em 2021 surpreende; entenda

A- A+
source
Economia chinesa demonstra rápida recuperação
Unsplash/Macau Photo Agency
Economia chinesa demonstra rápida recuperação

Os setores  industrial e de varejo chineses saltaram nos dois primeiros meses do ano, acima das expectativas. O país vem se recuperando bem da pandemia do novo coronavírus . Os números foram divulgados nesta segunda-feira (15), e apesar da comparação com o ano passado ser muito afetada pela retração causada pelo fechamento do comércio, ainda assim indicam forte recuperação da China.

A produção industrial subiu 35,1% nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, contra alta de 7,3% vista em dezembro, mostraram dados da Agência Nacional de Estatísticas. A expectativa em pesquisa da Reuters era de avanço de 30,0%.

As vendas no varejo subiram 33,8%, também acima da expectativa das agências de pesquisa, que indicavam aumento de 32% e marcando um salto significativo ante o crescimento de 4,6% em dezembro e contração de 20,5% em janeiro e fevereiro de 2020.

"Temos um cenário positivo para as exportações e investimentos na indústria este ano", disse Louis Kuijs, chefe para economia da Ásia na Oxford Economics. "E esperamos que o consumo das família se torne importante motor do crescimento a partir do segundo trimestre conforme a confiança melhora e o pedido do governo de reduzir as viagens seja moderado."

O aquecimento da economia se deve à rápida resposta do país à pandemia.  Em 2020, a China foi a única grande economia a informar crescimento anual, com expansão do PIB de 2,3%. A recuperação se deveu a um robusto comércio, demanda reprimida e estímulos do governo.