24 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

RECESSÃO

Salta para 13,7 milhões de desempregados no Brasil, diz IBGE

O número de pessoas em busca de emprego cresceu 1,1 milhão na quarta semana de agosto

A- A+

Brasil tem agora 13,7 milhões de desempregados, informou hoje, 6ª-feira (18.set.2020) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, o número de pessoas em busca de emprego cresceu 1,1 milhão na quarta semana de agosto, em relação à semana anterior. 

Os dados são da pesquisa Pnad Covid, que busca identificar os efeitos da pandemia no mercado de trabalho, e não devem ser comparados com a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (Pnad) Contínua, que mede a taxa oficial de desemprego do país.

No segundo trimestre, a Pnad Contínua trouxe uma taxa de desemprego de 13,3%, a maior para o período desde que a pesquisa começou a ser feita no formato atual, em 2012.

A pesquisa do IBGE constatou que, com a reabertura da economia, o número de pessoas que dizem respeitar isolamento de forma rigorosa caiu pela segunda semana seguida. Na última semana de agosto, foram 38,9 milhões, queda de 6,5% em relação à semana anterior.

Segmentos industriais que tiveram grandes demissões no início da pandemia, como têxtil e calçadista, começaram a repor empregados diante do aumento das encomendas. Em julho, o país teve um saldo positivo de 131 mil empregos formais gerados.

Com a reabertura das lojas, indústria, comércio e serviços começaram a reagir ao tombo inicial da pandemia. Os dois primeiros já acumulam três meses de alta consecutiva. O último reage de forma mais lenta, mas chegou ao segundo mês de alta.

FONTE: REPORTAGEM DA FOLHA DE S.PAULO.