19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Economia

Seguros para os veículos mais vendidos: aumento em torno dos 7% em janeiro

A- A+
source

O complicado 2020 terminava mostrando um aumento na comercialização de veículos em geral, que alentava as perspectivas de recuperação do segmento para o ano 2021 . No entanto, janeiro mostrou uma queda de 24,52% comparado com o mês de dezembro na comercialização de automóveis, motos, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Valores de seguro podem variar de uma seguradora para outra
Divulgação
Valores de seguro podem variar de uma seguradora para outra

Em total, foram 274.093 unidades comercializadas, das quais 214.265 são automóveis e comerciais leves. Considerando somente este tipo de veículos a queda foi de 30,1% de dezembro para janeiro.

Na comparação anual da comercialização de todo tipo de veículos a queda ficou em 8,16% ao comparar com janeiro de 2020. Valor não muito alto se considerarmos que historicamente janeiro é um mês que apresenta retrações nas vendas, devido ao aumento dos gastos das famílias (impostos, IPVA, matrículas e materiais escolares, entre outros).

Além desses gastos, um importante fator a considerar antes de comprar um veículo é o valor do Seguro Auto que irá impactar no orçamento familiar.  Um comparador de seguros de carros é muito útil nesse momento. Porém, muitos puderam observar que houve um aumento no prêmio dos seguros para 80% dos veículos mais vendidos no começo deste ano. O aumento médio para as mulheres foi de 8%, com apólices médias de R$ 2.000 para os veículos mais comercializados, no caso dos homens de 6,5%, com prêmio médio de R$ 2600.

Veículos mais vendidos e seus seguros

De acordo com o Ranking de Emplacamentos em janeiro deste ano, publicado pela Fenabrave, entre os veículos mais vendidos estão os seguintes.

Você viu?

Se bem que o prêmio do Seguro Auto depende de muitos fatores (sexo do motorista, zona de residência, histórico como condutor, cuidados com o veículo, acessórios, tipos de coberturas contratadas, entre outros). Fazendo comparações com perfis genéricos podemos ver aumentos nas apólices de muitos desses modelos.

O Chevrolet Onix, que também foi o carro mais vendido em 2020, o aumento dos seguros está em torno de 3,2% para homens e de 1,7% para mulheres. No caso do sedã Onix Plus, somente houve aumento nas apólices simuladas para mulheres.

O veículo que mostrou o maior aumento nas apólices de seguro foi o Jeep Renegade, quarto colocado na lista dos mais vendido, o maior aumento foi para o seguro para motoristas do sexo feminino, 10,3%. Para homens o valor também foi alto, porém só atingiu 6,6%.

Do lado oposto, o Fiat Mobi foi o veículo que mostrou uma queda em torno de 5% no preço dos seguros veiculares para ambos os sexos. Esse foi o único modelo que mostrou uma redução no valor do seguro para homens.

Ainda quando houve queda no valor dos seguros para os homens, as mais beneficiadas continuam sendo as mulheres: a média das cotações do seguro para o VW Gol, o Fiat Argo e o Chevrolet Tracker mostraram leves quedas no prêmio da apólice.

Se bem que esses valores servem como referência para ter em conta ao fazer as contas para a compra do veículo, é importante fazer simulações personalizadas, de acordo com o perfil do cliente para ter valores definitivos.