23 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Economia

Senado barra projeto que liberaria compra de vacinas por empresas

A- A+
source
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, deve manter engavetado projeto que libera empresas a comprarem vacinas contra Covid-19
Jefferson Rudy/Agência Senado
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, deve manter engavetado projeto que libera empresas a comprarem vacinas contra Covid-19

O projeto que libera a compra de vacinas contra Covid-19 por empresas privadas, aprovado às pressas pela Câmara dos Deputados , será engavetado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Há inclusive a possibilidade de o projeto sequer ser levado a votação. As informações são da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo .

Nesta quinta-feira (22), os senadores devem discutir os próximos projetos a serem debatidos na Casa, e o projeto aprovado na Câmara que libera o 'fura-fila' de vacinas por empresas privadas deve ser barrado, ficando na gaveta de Pacheco.

O presidente do Senado, inclusive, tem dúvida se há, no mundo, ofertas de vacinas contra Covid-19 para a iniciativa privada . Grandes farmacêuticas já negaram a possibilidade, reiterando que só negociam com governos federais .

Enquanto empresários buscam aprovar a compra de vacinas para seus funcionários e até mesmo os parentes deles, o mundo sofre com a escassez de doses e o Brasil vive situação parecida, com imunização lenta. Segundo cientistas, a compra privada de doses poderia atrasar a vacinação no Brasil .

Cercado de dúvidas, o projeto não cita nenhuma vacina que já é atualmente aprovada no Brasil e poderia ser comprada pela iniciativa privada. Por enquanto, o Senado deve mesmo adiar a apreciação do texto aprovado pelos deputados.