24 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

CAPACITAÇÃO

Subjuv e Senac garantem cursos para até 200 jovens sul-mato-grossenses

Parceria mútua entre instituições ofertará capacitação gratuita, nos moldes EAD, em diversos polos do Estado

A- A+

Parceria entre a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MS) trará qualificação profissional para duzentos jovens em Mato Grosso do Sul, oferecendo cinco cursos: marketing pessoal para vendedores – você é o seu melhor produto; a arte de se comunicar e vender mais; Javascript – interatividade para web; HTML e CSS –criação de websites e desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma com xamarin forms.

As inscrições para "Marketing Pessoal para Vendedores – você é o seu melhor produto" já estão abertas e, para participar, o aluno precisa ter completado o ensino médio e ter mais de 16 anos. Cada uma das ações tem pré-requisitos específicos para cada município e uma quantidade limitada de vagas. Além dos novos em parceria com o Senac, outras formações estão disponíveis no Portal Subjuventude.

Mesmo na modalidade EAD, as aulas não poderão ser visualizadas fora do horário previsto e o estudante precisará comparecer ao polo de sua cidade ou município para acompanhar os conteúdos em tempo real. Cada um deverá portar fone de ouvido, caneta e caderno.

Em nota a respeito da parceria, Eduardo Corrêa Riedel, secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica que mais acumula cargos no Governo Estadual, apontou que, considerando o cenário de pandemia, muitos jovens estão sem opção de emprego. "Com esta parceria nós poderemos qualificá-los para que tenham mais condições de acesso às vagas de emprego”, disse.

Os novos cinco cursos passam a integrar o cronograma de entregas do Programa “Capacita Juventude”, que visa a realização de oficinas e cursos de capacitação para jovens, com foco na qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Ian Leal é subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude e comentou que, desde o lançamento em 2019, o "Capacita Juventude" contribuiu com a entrada de jovens no mercado de trabalho.

"Com a pandemia nos adequamos firmando uma parceria com a Escolagov para disponibilizar esses cursos em EAD, e assim criamos nossa plataforma. Agora, juntamente com o Senac, vamos ofertar mais aprendizado e oportunidades”, afirma o subsecretário.

Baseado no objetivo do próprio Serviço de Aprendizagem, de acordo com o diretor regional do Senac em Mato Grosso do Sul, o propósito da ação é ofertar qualificação aos jovens e proporcionar acesso ao mercado formal de trabalho.

"São cursos totalmente gratuitos, acreditamos no poder da parceria e no poder da educação para criar oportunidades a essa parcela mais vulnerável da sociedade, especialmente nesse período de recessão econômica causado pela pandemia", finaliza Vitor Mello.