18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Dobradinha da Red Bull em Abu Dhabi tem a maior diferença entre Vettel e Webber

A- A+

Agência Folha de São Paulo

Uma vitória com mais de meio minuto de vantagem sobre o segundo colocado já seria impressionante. Mas Sebastian Vettel impressionou ainda mais no domingo ao vencer o GP de Abu Dhabi com exatos 30s829 de folga sobre um adversário que tinha o mesmo carro que o seu: Mark Webber, seu companheiro de Red Bull.

Jamais uma dobradinha dos pilotos da equipe austríaca havia tido uma margem tão avassaladora entre eles. Desde que dividem a Red Bull, em 2009, foram 15 dobradinhas conquistadas. A de Abu Dhabi foi a terceira nesta temporada.

Foto: Divulgação

F1

Vettel leva vantagem nas vitórias: venceu 12 delas. Mas nunca com tamanha folga. No GP do Japão, no mês passado, cruzou a linha de chegada pouco mais de sete segundos à frente do australiano.

Na Malásia, na primeira dobradinha do ano, a margem havia sido de quatro segundos. Das 12 vezes que chegou imediatamente à frente do companheiro, a corrida em que Vettel havia conseguido maior respiro antes da prova deste domingo havia sido justamente no mesmo circuito de Yas Marina, em 2009.

Naquela ocasião, o alemão venceu com 17s8 de vantagem. Por outro lado, a menor folga que Vettel estabeleceu sobre seu parceiro de Red Bull nestes anos foi no GP do Japão de 2010, quando ganhou com menos de um segundo.

Já Webber, que apenas três vezes subiu no topo do pódio com Vettel na segunda posição, conseguiu sua vitória mais tranquila no GP Brasil de 2011, quando teve 16s9 de folga sobre o alemão.

O triunfo mais apertado foi em Mônaco, em 2010. Naquela corrida, Webber cruzou a linha de chegada apenas 0s4 à frente de Vettel.