25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Quatro times estão garantidos na próxima fase do Estadual

A- A+

A décima primeira rodada do Campeonato Estadual aconteceu nesta quarta-feira e, após seis jogos, passaporte carimbado para a próxima fase para Costa Rica, Cene Naviraiense e Ubiratan, que jogam as últimas rodadas em busca da melhor colocação possível entre os participantes. As outras vagas estão em aberto, embora o Águia Negra é quase certo que fique com uma e apenas o Urso de Mundo Novo luta agora apenas contra a degola.

Por enquanto a melhor campanha é do Naviraiense, primeiro no Grupo B. Com 20 pontos em apenas nove jogos, o time do técnico Válter Ferreira tem o melhor aproveitamento e, se manter o ritmo, garante a posição e as vantagens nas fases seguintes da competição. Outro com 20 pontos é o Costa Rica, líder do Grupo A, porém com uma partida a mais que o CEN e, portanto, precisa torcer por tropeços do Jacaré para terminar na ponta.

Logo em seguida vem o Cene, com 19 pontos e ainda na esperança de ficar na frente, pelo menos no Grupo A já que, assim como o Costa Rica, joga mais duas vezes. O Ubiratan não aguentou a pressão do Ivinhema, cedeu o empate e perdeu a possibilidade de seguir na frente. Agora com 18 pontos, o Leão ainda tem a chance de passar pelo Naviraiense, mas precisa torcer muito contra o adversário.

As outras vagas do Grupo A estão sendo disputadas pelos clubes restantes, inclusive os lanternas Aquidauanense e Maracaju que precisariam, claro, de uma combinação de resultados perfeita. A esperança deste clubes, e também do Comercial e Misto, respectivamente, quarto e quinto colocado, está em uma possível punição ao Novoperário, terceiro, por propaganda irregular no uniforme. O caso deve ser analisado pelo TJD-MS e, se punido, pode até ser excluído do campeonato.

No Grupo B, a terceira vaga deve ser confirmada pelo Águia Negra, com 16 pontos e ainda três jogos a serem realizados. A quarta, por enquanto nas mãos do Ivinhema com certa folga, ainda pode ser conquistada por Itaporã e Sete de Dourados.

Degola

Mas o que esses dois últimos times querem mesmo é escapar do rebaixamento. Em quinto com nove pontos, o Itaporã tem ainda três partidas para se manter na frente do Sete de Dourados, sexto com oito pontos, e Urso, lanterna com apenas cinco. A situação do time de Mundo Novo é ainda mais complicada porque joga apenas duas vezes, contra três dos rivais.

No Grupo A, se disconsiderarmos o problema jurídico do Novoperário, Aquidauanense e Maracaju, juntos na lanterna com seis pontos, embora ainda nutrem possibilidades remotíssimas de classificação, correm mesmo é contra a queda. Precisam vencer seus jogos e ainda torcer por tropeços de Comercial, Misto e até mesmo o Novoperário.

Gazeta MS