16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

VACINA

1ª brasileira a receber a vacina de Oxford contra Covid-19 diz que fez um ato de amor

A cirurgiã dentista e professora da Escola Paulista de medicina, Denise não sentiu nenhuma reação adversa até o momento

A- A+

A 1ª brasileira e receber a vacina experimental de Oxford contra a Covid-19, considerada a mais avançada do mundo, disse que testar o medicamento foi “um ato de amor”.

Denise Abranches, 47 anos, é cirurgiã dentista e coordenadora da Odontologia do Hospital São Paulo.

Ela contou que aceitou o convite na hora e que não teve medo de tomar a vacina experimental. Disse que foi “um ato de amor” para ajudar a população e os profissionais da saúde, que como ela trabalham na linha de frente.

Denise revelou que recebeu a aplicação da dose no último dia 23, mas não é possível saber se recebeu a vacina ativa contra a Covid-19 ou um imunizante contra meningite, que está sendo aplicado no chamado grupo controle, como mandam os testes.

Ela revelou que não sentiu efeitos colaterais até agora.

SEM MEDO

A cirurgiã dentista explica que não teve medo de tomar a vacina experimental porque vive diariamente no meio dos pacientes mais graves com coronavírus e que já poderia ter sido contaminada, não fosse a alta disciplina que tem.

Os testes da vacina que Denise recebeu estão sendo conduzidos em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde Denise é professora adjunta da Escola Paulista de Medicina.

Ela é uma das 2 mil pessoas saudáveis que receberão a dose no Brasil.

Denise se encaixa no perfil indicado para os voluntários: profissional de saúde com idades entre 18 e 55 anos que estejam no combate à Covid-19 e não foram infectados pelo novo coronavírus.

Agora ela aguarda pra saber se a vacina desenvolverá a imunização esperada e vai acompanhar a evolução da resposta imunológica no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), da Unifesp.