MS Notícias

quinta, 16 de julho de 2020

IRREGULARIDADES

37 mil militares receberam auxilio-emergencial, diz relatório

Os ministérios da Cidadania e da Defesa alegam, que é possível que militares tenham recebido o auxílio emergencial automaticamente

Por: CNN BRASIL05/06/2020 às 17:47
ComentarCompartilhar
Imagem ilustrativaImagem ilustrativaFoto: Reprodução/Web

Um relatório produzido pelo Ministério da Cidadania e obtido pela âncora da CNN Daniela Lima mostra que 37.298 militares receberam a primeira parcela do auxílio emergencial, programa criado para socorrer informais e trabalhadores que perderam seus empregos ou renda por conta da pandemia do novo coronavírus. O número foi obtido por meio do cruzamento da base de dados do Ministério da Defesa com o cadastro do governo federal. Os ministérios da Cidadania e da Defesa alegam, que é possível que militares tenham recebido o auxílio emergencial automaticamente por terem o CPF registrado no Cadastro Único ou serem beneficiários do Bolsa Família.

Após as suspeitas sobre os militares e servidores públicos o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu em maio um pente fino nos pagamentos e determinou a devolução dos recursos recebidos por mais de 73 mil militares identificados como beneficiários do auxílio emergencial.

Esse mesmo cruzamento apontou que pouco mais de 14 mil militares conseguiram ainda sacar a segunda parcela do auxílio. O ministério ressalta que o cruzamento das bases de dados do sistema conseguiu barrar o pagamento indevido para cerca de 171 mil pessoas.

Uma 2ª fase da investigação servirá para descobrir se estes beneficiários foram alvo de fraude, ou seja, se tiveram o CPF usado indevidamente, ou se agiram intencionalmente. 

Segundo os critérios para o recebimento do auxílio emergencial, o beneficiário não pode ter emprego formal ativo, o que inclui "todos os agentes públicos, independentemente da relação jurídica, inclusive os ocupantes de cargo ou função temporários ou de cargo em comissão de livre nomeação e exoneração e os titulares de mandato eletivo".

Fonte: CNN BRASIL.  

 

Deixe seu Comentário

TV MS

22 de junho de 2020
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil
Pagamentos pelo WhatsApp já estão disponíveis no Brasil

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma