18 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

IRREGULARIDADES

37 mil militares receberam auxilio-emergencial, diz relatório

Os ministérios da Cidadania e da Defesa alegam, que é possível que militares tenham recebido o auxílio emergencial automaticamente

A- A+

Um relatório produzido pelo Ministério da Cidadania e obtido pela âncora da CNN Daniela Lima mostra que 37.298 militares receberam a primeira parcela do auxílio emergencial, programa criado para socorrer informais e trabalhadores que perderam seus empregos ou renda por conta da pandemia do novo coronavírus. O número foi obtido por meio do cruzamento da base de dados do Ministério da Defesa com o cadastro do governo federal. Os ministérios da Cidadania e da Defesa alegam, que é possível que militares tenham recebido o auxílio emergencial automaticamente por terem o CPF registrado no Cadastro Único ou serem beneficiários do Bolsa Família.

Após as suspeitas sobre os militares e servidores públicos o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu em maio um pente fino nos pagamentos e determinou a devolução dos recursos recebidos por mais de 73 mil militares identificados como beneficiários do auxílio emergencial.

Esse mesmo cruzamento apontou que pouco mais de 14 mil militares conseguiram ainda sacar a segunda parcela do auxílio. O ministério ressalta que o cruzamento das bases de dados do sistema conseguiu barrar o pagamento indevido para cerca de 171 mil pessoas.

Uma 2ª fase da investigação servirá para descobrir se estes beneficiários foram alvo de fraude, ou seja, se tiveram o CPF usado indevidamente, ou se agiram intencionalmente. 

Segundo os critérios para o recebimento do auxílio emergencial, o beneficiário não pode ter emprego formal ativo, o que inclui "todos os agentes públicos, independentemente da relação jurídica, inclusive os ocupantes de cargo ou função temporários ou de cargo em comissão de livre nomeação e exoneração e os titulares de mandato eletivo".

Fonte: CNN BRASIL.