19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

CULTURA

Academia de cinema abre inscrições para bolsas de estudos no Centro-Oeste

O programa de bolsas é referente ao projeto de Formação Audiovisual para Todo o Brasil (AIC Online) que oferece 360 bolsas no país

A- A+

A Academia Internacional de Cinema (AIC) abriu ontem, 4ª-feira (3.junho) 90 vagas para bolsas de estudo integrais em 7 cursos online, a interessados no Centro-Oeste. Há oportunidades para cursos de roteiro, direção cinematográfica, produção, produção executiva, trilha sonora, edição e assistência de direção. As inscrições podem ser feitas de 3 a 14 de junho, no site da AIC. Os cursos terão início em julho e seguem até agosto desse ano.  

O programa de bolsas é referente ao projeto de Formação Audiovisual para Todo o Brasil (AIC Online) que oferece 360 bolsas no país. O projeto é viabilizado após participar e vencer concorrência pública em edital da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Ministério do Turismo (BRDE) e o Centro Técnico Audiovisual (CTAV/SAV) lançado em 2018.

O programa é dividido em quatro etapas que cobrem todas as regiões Brasil, beneficiando residentes de 24 estados brasileiros e Distrito Federal.

A 1ª etapa do projeto cobre a região Centro-Oeste. A 2ª etapa será para a Região Norte, - também 90 bolsas. A 3ª etapa, para a Região Nordeste, - 90 bolsas. Por fim, a 4ª etapa, Região Sul + Minas Gerais e Espírito Santo, com 90 bolsas .  

Podem participar pessoas que moram em regiões priorizadas no projeto, quem tem renda máxima declarada de até 5 salários mínimos, e deve obrigatoriamente ter acesso à internet e computador para as aulas, ter, no mínimo, 17 anos e ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio. Pessoas com deficiência tem 10 % das vagas exclusivas.  

A AIC possui vários cursos presenciais nas unidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Desde 2017 desenvolve uma metodologia para o ensino audiovisual e oferece cursos na modalidade a distância.

A realização do projeto é concomitante ao momento em que se torna cada vez mais evidente a necessidade de se investir em educação à distância, em especial num país de grande extensão territorial e desigualdades sociais avalia a diretora de Comunicação da AIC, Flávia Rocha. “Sabíamos que poderíamos fazer a nossa parte, e arregaçamos as mangas. Montamos um programa capaz de ter um impacto real de forma coordenada e com alcance nacional”, explicou. 

Para conhecer mais detalhes sobre o programa, o processo seletivo para as bolsas e se candidatar o interessado deve acessar o regulamento, disponível AQUI. 

SERVIÇO  

Para se inscrever, basta seguir o passo a passo: 

  • Inscreva-se até 14/06/2020 através deste link
  • Envie um e-mail para bolsacentrooeste@aicinema.com.br com a cópia da documentação abaixo, respeitando o modelo no Regulamento
  • Aguarde a divulgação dos selecionados no dia 25/06/2020.
  • Os cursos, na modalidade online, se iniciam no mês de julho.