19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

GOLPISTA

Advogado dá golpe em asilo e desvia R$ 75 mil

Suspeito atuava em causas trabalhistas na instituição filantrópica

A- A+

Um advogado desviou R$ 75 mil do asilo São João Bosco, em Campo Grande. O rapaz atuou por um ano no asilo e teve acesso as causas trabalhistas da instituição, assim, usava da atribuição para descongelar valores bloqueados pela Justiça e transferia o dinheiro para conta pessoal.

Conforme a coordenadora do asilo, Cléo Chama, ela conta que o advogado tinha acesso à conta da instituição: "Por se tratar de causas trabalhistas, a Justiça congelava o dinheiro que entrava na conta. O que nós não sabíamos é que após o descongelamento, o advogado transferia o montante para uma conta própria dele", explicou ao G1.

Ainda de acordo com Cléo, o advogado trabalhou por um ano na instituição filantrópica, entre os anos de 2019 e 2020. A coordenadora do asilo contou ao G1 que tiveram ciência do desvio em meados de 2020, quando procuraram o advogado e não obtiveram respostas sobre o dinheiro desviado.

"Ao longo do ano de 2020, tentamos manter de forma amigável a negociação. Porém, ele nunca nos respondeu, sempre ignorou as ligações e nunca apareceu para nós. Foi então que decidimos tornar público a situação, somos uma instituição filantrópica, nos mantemos com doações", lamentou a coordenadora do asilo.

Segundo a coordenadora, o asilo cuida de 80 idosos e possui uma folha de pagamento que contempla 99 funcionários. Após o desvio, a Cléo afirma que se sentiu horrorizada ao descobrir o fato. "Nós ficamos indignados com a situação, o advogado fazer isso com uma instituição filantrópica, isso é horrível!".

O caso foi denunciado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em nota, a instituição disse: "A OAB/MS recebeu requerimento do Asilo São João Bosco e tomou as providências cabíveis, cujo procedimento está em tramitação na instituição, em sigilo legal".

FONTE: (G1 MS).