28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

GUERRA | INTERNACIONAL

Aeronave russa invade espaço aéreo da Suécia

O incidente ocorreu em Blekinge, no sul sueco

A- A+

Uma aeronave militar russa (An-30) violou o espaço aéreo sueco ao sul de Blekinge na sexta-feira (29.abr.22), informou a Força Aérea do país nórdico neste sábado (30.abr.22).

Caças suecos acompanharam o incidente e fotografaram o avião. "É completamente inaceitável, é claro que responderemos pelos canais diplomáticos", disse o ministro da Defesa, Peter Gultqvist.

An-30 (codificado pela OTAN: Clank; - "Rattle") - uma aeronave para vigilância aérea e fotografia aérea.

Anteriormente, foi relatado que o governo sueco alocou até 1,6 bilhão de coroas suecas (US $ 163 milhões) para fortalecer sua infraestrutura militar na estrategicamente importante ilha de Gotland , no Mar Báltico, em meio às crescentes tensões com a Rússia.

Os episódios acompanham a tensão do conflito numa área já tradicional de esbarrões militares entre russos e ocidentais. O cenário se agrava porque a Suécia, assim como a Finlândia, deverão pedir para entrar na Otan (aliança militar ocidental) nas próximas semanas, mudando décadas de postura de independência

A Rússia já criticou a iniciativa, que visa aumentar a proteção contra um ataque de Moscou, e disse que a resposta será a colocação de armas nucleares perto do território dos nórdicos. O governo em Estocolmo disse que irá fazer um protesto formal pelo incidente da sexta.