20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Qualificação

Agepen abre inscrições para treinamento em vigilância e escolta

A- A+

Estão abertas as inscrições para o curso de Treinamento para Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário, da Agência Estadual de Administração do sistema Penitenciário (Agepen). O edital foi lançado nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme a publicação, o curso será ministrado pela Diretoria de Operações Especiais – Grupo Tático de Intervenção Penitenciária e Escoltas do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (DPOE), nas dependências do 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º R C B), na Capital.

De acordo com o edital,   o curso terá carga horária de 120 horas/aulas, o curso envolverá assuntos como: técnicas de revista; análise de estrutura e implementação de procedimentos; redução de contato físico; procedimentos de rotina; armamento e tiro; equipamentos não-letais; rondas noturnas e operações; uso de tonfas e escudos; técnicas imobilização, retenção e desvencilhamento; escolta armada e gerenciamento de crises no ambiente prisional. Também serão ministradas palestras motivacionais e sobre Direitos Humanos e a Lei de Execução Penal.

Segundo o edital poderão participar 120 servidores penitenciários de carreira da área de Segurança e Custódia de todo o Estado, sendo 102 vagas reservadas para homens e 18 para mulheres. Cada unidade prisional terá um percentual de vagas reservado, proporcional à sua estrutura, conforme Portaria publicada em setembro de 2015.

O prazo para a inscrição termina no dia 07 de março. O formulário está disponível no site da Agepen/MS clique aqui.