10 de abril de 2021
Campo Grande 35º 20º

Vida

Ajudar crianças e curtir um bom blues é evento de setembro na Capital

 

Que tal poder curtir uma noite agradável de blues com influência de grandes artistas como Robert Johnson, Muddy Waters, B.B King, Ray Charles, Buddy Guy, Eric Clapton, entre outros e ainda poder ajudar uma entidade que atende 150 crianças com atividades educacionais, esporte, artes, cultura e alimentação fora do horário escolar no bairro Nova Lima em Campo Grande?

Esse é o objetivo do Blues & Charity (Blues & Caridade), noite de blues que será realizada no próximo dia 16 de setembro no Loft Garden, na Capital. O evento terá porções e comidas com nomes de regiões típicas dos EUA e som do blues da banda Real Deal Blues Band, que virá de Curitiba especialmente para o evento, considerada “Capital do Blues” no Brasil.

Solidariedade

Além de uma noite ao som blues será um momento especial para a Sociedade Constantino Lopes Rodrigues, que este ano completou 25 anos de funcionamento e já correu risco de fechar as portas. 

Foto: Divulgação/Assessoria

A entidade que trabalha sem fins lucrativos, realiza uma prestação de serviços na área de assistência social à crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade, que estão matriculados em escola formal, pertencentes a famílias em situação de risco. A sociedade trabalha na proteção, fortalecimento dos vínculos familiares e convivência comunitária.

A entidade, que em sua história já atendeu cerca de 4 mil crianças, atualmente acolhe 150 crianças mas possui capacidade de receber até 250. A grande dificuldade no momento é continuar mantendo os trabalhos na entidade com a diminuição gradativa dos recursos vindos de convênios públicos. O local que já ofereceu aulas de música, dança, arte, corte e costura e ginástica para melhor idade, hoje oferece menos atividades e tem contado com ajuda de doações e promoções para tentar se manter.

Para um dos co-fundadores e atual presidente da Sociedade Constantino Lopes Rodrigues, Hermenegildo Torres Filho, a entidade tem espaço para atender mais crianças de famílias da região, no entanto sofre com a escassez de recursos. 

“O poder público não financia integralmente o projeto. Ele é um parceiro. A instituição tem que ser auto-suficiente para que o poder público entre como parceiro. Mas a situação de crise no Brasil fez com que muitas pessoas que contribuíam fossem aos poucos deixando o projeto. Hoje, estamos correndo um risco sério de fechar as portas”, explica.

Para Hermenegildo, o sonho da entidade é poder atender muito mais crianças. 

“Meu sonho era encher de crianças, mas não apenas encher, mas dar a elas o que daríamos aos nossos filhos que é uma boa educação e oportunidade de revelar seus talentos nas diversas oficinas oferecidas diariamente”.

 

O evento Blues & Charity contará com uma apresentação especial da banda Real Deal Blues Band, vinda diretamente de Curitiba, considerada a capital do Blues no Brasil e composta pelos músicos Caio Holzmann (guitarra), além de Lucas Dias (vocal); Pedro Soares (bateria); Ricardo Morris (baixo). Blues & Charity

“O nome Real Deal vem de uma expressão norte americana que remete a genuinidade, pois sempre arranjamos os standards do Blues que interpretamos de modo que tenha a nossa cara”, afirma Caio, que é campo-grandense. 

Os músicos irão doar o cachê para a entidade e prometem agitar a cidade com uma noite com o mais puro blues, com fortes influências norte-americanas, mas com uma pegada legítima da Real Deal, que é sucesso em locais como John Pull e o projeto Crystal Sessions em Curitiba.