25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

ENEM 2018

Ao elaborar simulado, professoras de escola pública acertam tema de redação

Docentes são da Escola Estadual Maria Constança Barros, no Bairro Amambaí

A- A+

As professoras de Língua Portuguesa da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, localizada no Bairro Amambaí em Campo Grande, acertaram em cheio o tema da redação do Enem esse ano. Através da elaboração do simulado, prova que os alunos da escola realizam todos os anos para reforçar os estudos antes do exame, que a ideia do tema apareceu. Em Mato Grosso do Sul, 72.329 se inscreveram para fazer a prova do Enem. A segunda etapa do exame acontece no próximo domingo (11), e vai abordar Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Matemática e suas Tecnologias. 

“Foi elaborando o simulado dos nossos alunos que o tema surgiu”, disse a professora de Língua Portuguesa Caroline Araújo Figueiredo. De acordo com ela, alguns dias antes da prova, ela com a ajuda da professora, Karina Caposstano, que também leciona a disciplina de língua portuguesa, se reuniram para elaborar a prova dos alunos e durante a discussão de possiveis temas de redação, optaram por algo e relacionado a internet.

Após a escolha do tema, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio realizaram a prova e tiraram dúvidas com as professoras. Na visão de Caroline, a prova ajudou bastante os alunos a aprofundarem no tema e se saírem bem no Enem.

A proposta escolhida pelas professoras foi “Poder na manipulação das redes”, o que é bastante semelhante com o tema escolhido pelo Ministério da Educação (MEC) “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

INTERESSANTE E PERTINENTE

Candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Campo Grande, no último domingo (5), consideraram o tema da redação um assunto muito pertinente.

Thiago Carrato, de 17 anos, prestou o Enem na Uniderp, na Capital, e afirmou que o tema é importante e recorrente nos dias atuais e que a questão merece ser debatida. “Eu não defendo a e quando a gente entra na internet temos que ter o livre arbítrio de ver o que quisermos e não sermos manipulados”, disse.