23 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

CINEMA

Ao lançar curta em MS, equipe dará R$ 1 mil em concurso de miniconto

Conto inspirado em "Cadê Você, Jhonie?" ganhará prêmio em dinheiro e adaptação para as telas

A- A+

O curta-metragem "Cadê Você, Jhonie?" é lançado em Mato Grosso do Sul neste 1º semestre de 2021. A produção inspirada em contos de garimpos de Aquidauana contará com um concurso literário intitulado “Cadê você...”, com inscrições abertas de hoje, 5ª-feira (25.fev) até 22 de março. O vencedor ou vencedora do concurso receberá o prêmio de R$ 1 mil e terá seu conto adaptado para as telas e publicado no site do filme.

O filme é de realizadores sul-mato-grossenses: escrito por Carlos Diehl e Wilyam Stevan Nicolay, que assina também a direção. 

Conforme a sinopse, o filme conta a história da busca de Inácio por seu amigo Jhonie, que após a morte de seus pais, decidiu pegar a estrada em uma viagem de autoconhecimento em seu Opala Vermelho, pelo interior de Mato Grosso do Sul.

Explorando o estilo road movie (história que acontece durante a viagem do personagem), sob a direção de Wilyam Stevan Nicolay, a produção alterna entre a tensão da busca por Inácio e as belezas das paisagens das estradas do entorno de Campo Grande, na região de Rochedinho.

A produção dá destaque também ao trabalho do elenco, em especial, para Tai Petelin, que dá vida à personagem Carol. Também compõe o elenco Gustavo Stafuzza e Leandro Alves.

Atriz que dá vida a personagem Carol   

De acordo com os autores, a trama do curta foi inspirada em uma lenda da região dos garimpos de Aquidauana (MS), na década de 1970, onde havia um hotel em que os hóspedes desapareciam e tinham seus diamantes roubados. Seus corpos nunca eram encontrados e seu destino, dizem, era literalmente virar churrasco.

Protagonaista deitado sobre Opala, ao descansar equanto busca pelo amigo

Com a lenda de Aquidauana na cabeça, Diehl e Nicolay escreveram o roteiro dividido em capítulos, como em um conto romântico de terror. A narrativa, segundo os realizadores, tem referência a grandes diretores de Hollywood como Alejandro Iñarritu, Win Wenders e Quentin Tarantino. “Quem assistir a Cadê Você, Jhonie? vai certamente se lembrar dos filmes de terror dos anos 1970 e 1980, especialmente ‘O Massacre da Serra Elétrica’, de Tobe Hooper, e Evil Dead, de Sam Raimi. Cadê Você, Jhonie? é um filme para todos os públicos, em especial para quem ama narrativas de horror e busca novas emoções nesse gênero, já tão consagrado pela indústria cinematográfica", promete o diretor e um dos autores, Wilyam. 

FINANCIAMENTO

O curta foi captado através do edital do Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para apoio à produção de obras audiovisuais inéditas, de curta metragem, de ficção ou documentário.

Para Finalização e Distribuição a obra contou com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMIC/2019) disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Secretaria Municipal de Cultura. Dentro desse segundo financiamento a oportunidade para a realização do concurso. "Nós tínhamos que fazer uma ação de divulgação do filme, com isso foi surgindo essa vontade de ouvir outras histórias, que foi também um modo diferente de divulgar nosso filme", explicou o autor e diretor executivo do filme, Carlos Diehl.  

CONCURSO 

A inscrição ao conscurso literário “Cadê você...” é permitida para autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes em qualquer região do país. É vetada a participação de membros da equipe do filme Cadê Você, Jhonie? e de membros da comissão julgadora.

Todos os textos inscritos serão avaliados por Wilyam Stevan Nicolay e por Carlos Rodrigo Diehl, sendo que o miniconto vencedor será adaptado ou "livremente adaptado", ou ainda servirá de inspiração para um curta-metragem de até 02 (dois) minutos, veiculado posteriormente no site e redes sociais do concurso e filme Cadê Você, Jhonie?.  Esse curta poderá ser apenas um storyboard animado, por conta de limitações técnicas e também devido à pandemia de Covid-19, para garantir a segurança dos realizadores.

Será eleito apenas 1 (um) miniconto vencedor, que receberá o prêmio.

O filme resultante da adaptação da obra será publicado no site e nas redes sociais do concurso e do filme Cadê Você, Jhonie? em 01 de junho de 2021. (Veja AQUI o regulamento na íntegra). O resultado do vencedor será revelado no dia 29 de março.