25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

FRONTEIRA

Após pressão de comerciantes, acordo de reabertura do Paraguai inclui fronteiras com MS

A- A+

Depois de anunciar que acordo de reabertura do comercio na fronteira só beneficiaria inicialmente Cidade do Leste e Foz de Iguaçu, Paraguai e Brasil voltaram atrás e incluíram Pedro Juan Caballero e Ponta Porã e também Salto del Guairá e Mundo Novo. O protocolo bilateral foi assinado virtualmente pelos dois países.

O acordo que deixaria de fora a principal fronteira com Mato Grosso do Sul foi dada pelo ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni na terça-feira (15). Segundo ele, a minuta do acordo “gradual, parcial e temporário” estava praticamente pronto e só valeria para a Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraná.

Entretanto a fala do ministro paraguaio acabou repercutindo negativamente entre comerciantes de Pedro Juan Caballero, que atribuíram a declaração a uma falha na comunicação e que não aceitariam a exclusão.

“Conseguimos sobreviver até agora, mas ninguém aguenta mais. Se reabrirem a Cidade do Leste terão que fazer o mesmo aqui também ”, disse presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, Victor Barreto, ressaltando que retomariam o diálogo para pedir esclarecimentos sobre as medidas.

Foi decidido que cada centro logístico deve aplicar as medidas de controle necessárias em matéria aduaneira e de imigração e, em particular, o estrito cumprimento dos protocolos de saúde estabelecidos em cada um dos países.

*Informações do site Porã News