18 de abril de 2024
Campo Grande 16ºC

Vereador Carlão

Aprovada Lei do vereador Carlão que prevê “Bicicletas Públicas” como opção de transporte sustentável

A- A+

Foi aprovado hoje, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande em segunda votação, Projeto de Lei 9.118/18, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) que autoriza a Prefeitura Municipal a criar o “Sistema de Bicicletas Públicas” como opção de transporte público sustentável e não poluente com respeito ao meio ambiente equilibrado. Carlão explica que será permitida a publicidade das bicicletas e a regulamentação desta ficará a cargo do órgão responsável do poder executivo municipal de Campo Grande.

“O Sistema de Bicicletas Públicas será composto de estações inteligentes e conectadas a uma central de operações via wireless, devidamente alimentadas por fonte de energia solar, a serem distribuídas em pontos estratégicos ou de conveniência da Administração Pública. As pessoas interessadas em utilizar este sistema deverão ser cadastradas para permitir e viabilizar a retirada de bicicleta, utilizá-la em seu trajeto e, por fim, devolvê-la no mesmo estado e condição em que se encontrava, na mesma ou em outra estação. Introduzir a bicicleta como modal de transporte público saudável e não poluente no âmbito social, lazer, esporte e das atividades laborais”, detalhou o parlamentar.

A proposta tem como ponto fundamental introduzir a bicicleta como efetivo meio de transporte saudável e não poluente aos cidadãos campo-grandenses, combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis. A proposta prevê que as bicicletas serão disponibilizadas em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, sendo uma solução de meio de transporte de pequeno percurso, a fim de facilitar o deslocamento das pessoas no centro urbano, incentivando a prática de exercícios e atividades esportivas.

O projeto também foi subscrito pelos vereadores Gilmar da Cruz e Eduardo Romero. Segue para sanção do prefeito.