26 de janeiro de 2021
Campo Grande 30º 21º

Educação ambiental

Aprovada lei que institui política estadual de educação ambiental

Aprovado em segunda votação, projeto segue para redação final

Foi aprovado por unanimidade, nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o projeto de lei que institui a Política Estadual de Educação Ambiental em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), criada pela Lei 9.795/1999 e regulamentada pelo Decreto 4.281/2002. 

A iniciativa foi proposta pelo Executivo estadual e tem como justificativa a Lei Federal nº 9.795/1999, a qual determina que os Estados, Distrito Federal e Municípios devem estabelecer diretrizes para a educação ambiental em harmonia com os princípios e objetivos da Política Nacional, o que ainda não ocorre no âmbito estadual.

A lei ainda propõe como instrumentos de apoio para sua implementação o Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (SISEA/MS), a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (CIEA/MS) e o Programa Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (ProEEA/MS).

Conforme a PNEA, os estados devem definir diretrizes, normas e critérios para a educação ambiental em suas esferas de competência. Com a aprovação em segunda discussão, o projeto segue para votação em redação final por ter sofrido emendas.