25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

CULTURA

Ator mato-grossense e Cia de teatro da Capital realizam workshop com Gustavo Mendes

Com vagas limitadas, evento intitulado "Épico na Pandemia" aborda estudo de Bertolt Brecht

A- A+

O grupo Adote - Cia. Teatral Ator Domingos Terras, de Campo Grande, está produzindo o 'Workshop - Épico na Pandemia', que será ministrado pelo ator, diretor e produtor Kaio Camargo, com a participação do humorista Gustavo Mendes. O evento acontece virtualmente das 13h (fuso de Brasília) às 16h no sábado (26.set.2020) e no domingo (27.set) das 14h (fuso de Brasília) às 18h, ambos via Google Meet. 

Segundo os organizadores, será criado um grupo no WhatsApp, onde também será enviado o link de acesso ao encontro.

O ministrante do workshop é mato-grossense. Kaio Camargo integra a Companhia de Teatro Duplô de Atores e o Grupo Contém Teatro, ambos do Rio de Janeiro, onde reside há nove anos.

O artista vem se reinventado e provocando novas formas do fazer teatral nesse período de pandemia.  Kaio escreveu o Manifesto da Casa. Ele reuniu amigos artistas para sua interpretação; deu início ao seu canal em plataformas digitais e se prepara atualmente para sua estreia no cinema brasileiro no filme “Vitrine Humana” de Silvio Cerceau.

TEATRO ÉPICO

Eugen Bertholt Friedrich Brecht foi um grande dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX, conhecido apenas como Bertolt Brech. Ele foi o precursor do Teatro Épico, àquilo de interpretar que debatia temas socioeconômicos, socioculturais, socioambientais e sociopolíticos. Ele fez das suas peças, diários, textos teóricos, entre outros abordados um grande convite ao saber. 

O método Brecht consiste sempre em ensinar algo, com didatismo mas sem um gesto professoral.  A “pedagogia brechtiana” se constrói de modo coletivo e dialético, muito mais baseada em práticas do participante.   

Segundo os realizadores, a provocação maior em estudar Brecht está na sua contemporaneidade. “O teatro brechtiano vem através dos tempos demonstrar que a arte não morre, se reinventa numa dimensão atemporal. Em meio aos caos construímos verdades, em meio ao caos reconhecemos mentiras, em meio a pandemia seremos épicos. Venha junto denunciar, anunciar, prenunciar através da arte, o fazer teatro é informar!”, classificam os realizadores do evento.

Uma das perguntas feitas pelo grande pesquisador alemão, segundo os organizadores, vem de encontro com a difícil e atual estrutura social política no Brasil. “Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?”, reproduzem. 

SERVIÇO

O workshop, oferecerá certificação de 10 horas. O investimento a ser feito é R$ 45,00 por pessoa. As vagas são limitadas.  

QUANDO: será no sábado (26.set.2020), das 13h às 16h e no domingo (27/09) das 14h às 18h. 

INSCRIÇÃO: podem ser feitas pelo telefone 67 99344-4529 ou no instagram da @adote_oficial.