18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Bancários realizam ato para lançamento da campanha salarial deste ano

A- A+

Campanha Nacional dos Bancários 2016 será lançada nesta terça-feira (16). O ato está programado para começar às 10 horas, em frente ao Banco do Brasil, na esquina da Avenida Afonso Pena com rua 13 de maio, um dos principais cruzamentos do centro da cidade.

O fim das demissões é um dos principais eixos da Campanha. No primeiro semestre deste ano, os bancos fecharam 6.785 postos de trabalho em todo país. Grandes instituições como Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander fecharam 5.304 postos de trabalho, mesmo com um lucro somado de mais de R$ 27 bilhões.

O presidente do sindicato, Edvaldo Barros, lembrou que, mesmo com a crise, o setor bancário continua sendo um dos mais lucrativos da economia. “Emprego com certeza é uma grande preocupação dessa campanha e uma grande prioridade para os bancários. Mesmo diante dos altos lucros, os bancos estão demitindo. Não podemos aceitar nenhuma perda de conquistas e muito menos demissões. Nós queremos a garantia de emprego”, ressaltou.

Além do fim das demissões, outras reivindicações da categoria são: aumento real, garantia de emprego, mais contratações, segurança, melhores condições de trabalho, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral.

A minuta com as reivindicações da categoria foi entregue, no último dia 9 de agosto, à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). As primeiras rodadas de negociação já foram marcadas para os dias 18 e 19 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro. (Com assessoria)