24 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

'QUE DÓ'

Biólogo perde tese de doutorado 15 dias antes da entrega após furto em sua casa

O jovem pediu ajuda nas redes sociais para recuperar os arquivos

A- A+

O biólogo Alison Schmatz, doutorando de microbiologia aplicada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP) perdeu o arquivo com a sua tese de doutorado 15 dias antes da entrega após criminosos furtarem o seu notebook de dentro da sua casa no sábado (20.set.2020). 

Segundo o jovem, além do notebook os criminosos levaram duas televisões, dois relógios, celular e perfumes. 

O especialista que estuda uma forma sustentável de aumentar a produção de biocombustível, reaproveitando o bagaço da cana de açúcar para gerar mais etanol. Parte do trabalho estava salva em backup e em anotações em caderno, mas o resultado final não tinha cópia de segurança.

“Tem alguns artigos que já foram publicados e outros que ainda serão publicados. O trabalho também já rendeu uma patente, está para sair outra patente. É um trabalho de muitos frutos mesmo”, explicou.

Para tentar recuperar o trabalho, Schmatz fez um post no Facebook que teve mais de 790 interações, 350 comentários e 760 compartilhamentos.

“O pessoal se comoveu com a situação. Em tempos de pandemia, muita gente não consegue nem trabalhar e um grupo de meliantes entra e faz uma limpa dessa. Um baita de um prejuízo que nós vamos levar muito tempo para recuperar”, contou.

O prejuízo financeiro, de acordo com o biólogo, totaliza aproximadamente R$ 6 mil.

FONTE: VEJA  MAIS NO G1 SÃO GONÇALO E ARARAQUARA.