28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

Eleição 2016

Candidatos a prefeito assinam termo de compromisso com entidades

A- A+

Candidatos a prefeito de Campo Grande compareceram nesta segunda-feira (26) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), para assinatura do Termo de Compromisso com representantes do Comitê Contra o Caixa Dois, empresários da Rede Global do Empreendedorismo e outras 50 entidades. Participaram da assinatura os candidatos Alcides Bernal, Alex do PT, Athayde Nery, Coronel David, Elizeu Amarilha, Lauro Davi, Marquinhos Trad e Rose Modesto.

O Termo de Compromisso é pautado por 12 metas que foram apresentadas, na ocasião, pelos parceiros: Parceria com empreendedores, Redução da burocracia, Programa de inovação aberta, Legislações mais eficientes, Planejamento Estratégico, Secretaria de Empreendedorismo, Transparência, Combate ao Caixa 2, Combate a Corrupção, Meritocracia, Lei de Responsabilidade Fiscal e Valorização da Gestão Participativa.

O presidente da Seccional, Mansour Karmouche, destacou o ineditismo da ação reforçando que a união entre as entidades é para que os candidatos se comprometam a combater a corrupção, fortalecer o empreendedorismo e não violar a legislação eleitoral para que o nível da política municipal, estadual e brasileira volte a ter credibilidade. “O documento é, antes de tudo, um compromisso moral que os candidatos firmam com a sociedade por meio das propostas elencadas no termo que vão auxiliar no gerenciamento da administração municipal. A partir de hoje, o futuro prefeito será cobrado não só pelos órgãos de controle (Ministério Público, Polícia Federal, Receita Federal), mas pelas entidades com as quais eles firmaram compromisso”, afirmou Mansour.

O vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças do Observatório Social de Campo Grande, Hugo de Oliveira, convidou os candidatos a assumirem também um compromisso com a implantação do Plano de Transparência e Controle Social, elaborado pelo Observatório Nacional e adaptado para a realidade da Capital. “São 21 itens voltados à prevenção de irregularidades e do desperdício de recursos públicos com o objetivo de colaborar com a eficiência dos serviços prestados à população. Encaminhamos o documento para todos os candidatos na expectativa de que se envolvam”.

O presidente da Rede Regional de Líderes, Ricardo Nantes, explicou que o documento tem como meta principal pautar o candidato eleito para o compromisso de construir uma cidade mais empreendedora, com menos burocracia e organizada sob uma administração transparente. “Mais empreendedores é reflexo de mais empregos. A Rede de Líderes é apartidária e acredita que uma sociedade menos desigual se faz com comunicação, parceria e empreendedorismo”, concluiu.

Com um discurso entusiasmado, o promotor de Justiça do Estado, Edgar Lemos de Miranda, falou sobre o empenho e comprometimento que os candidatos que decidiram disputar o pleito eleitoral, passam a ter com a sociedade e cidade. “A tendência do mundo é melhorar e vocês estão representando o município de Campo Grande. O compromisso começa por aqui. Apostamos na iniciativa de vocês”, disse Lemos.

Participaram da assinatura do documento, o secretário-geral da OAB/MS, Marco Aurélio de Oliveira Rocha, o secretário-adjunto, Vinícius Monteiro Paiva, o diretor-tesoureiro, Stheven Razuk, a presidente do Comitê Contra o Caixa Dois, Cláudia Paniago, o coordenador das Comissões, Gabriel Marinho, além de conselheiros estaduais da OAB/MS. O Termo de Compromisso teve, no mesmo formato, a adesão dos candidatos de municípios do interior do Estado.