28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Torneio

Candidatos poderão receber troféu de “pior jingle” eleitoral este ano

A- A+

O site Eita, Candidato! prepara para este ano o 3º TROPICA (Troféu Pior Campanha), prêmio para eleger o jingle mais criativo utilizado durante as eleições. O torneio é organizado a cada eleição por três amigos, de forma apartidária.

Igor Santos, advogado de Campo Grande, teve a ideia em 2010: “Naquele ano, um candidato a deputado estadual ficou famoso no Brasil inteiro por utilizar uma adaptação de Michael Jackson, Beat It. O site do candidato foi obrigado a retirar o jingle do ar, de tantos acessos que tinha”. Em 2012, realizaram a primeira edição do prêmio, com pouco mais de trinta jingles de todo o Brasil e uma centena de votos, com uma vitória quase unânime.

Hoje a competição já tem site próprio e os planos são maiores. “Queremos bater a marca de cinco mil votos esse ano”, afirma o idealizador. Tig Vieira, designer de Dourados (MS), explica o conceito do Eita, Candidato! “Adotamos a identidade visual daquela publicidade já bem batida, ao estilo de 'o gerente ficou maluco', que traz ofertas de varejo em um modelo pronto e uniformizado como forma de crítica até mesmo às campanhas eleitorais”.

Mas nem só de humor sobrevive a competição “o objetivo final é a própria reflexão do usuário, tanto ao indicar concorrentes como ao entrar no site, compartilhar e até mesmo votar no jingle mais exótico, no tipo de política que os candidatos eleitos estarão pregando durante seus mandados”, completa Thalys, designer de Uberlândia (MG).

Apesar das regras eleitorais serem cada vez mais rígidas, Igor não teme complicações judiciais “o prêmio não ajuda nem atrapalha nenhuma campanha, não tem intenções eleitorais. Nunca tivemos nenhum problema com candidatos ou mesmo cabos eleitorais nas competições anteriores, então estamos tranquilos quanto a isso.”

Serviço-As inscrições de jingles vão de 16 de agosto a 28 de setembro, e a votação se dará nos dias 29 e 30 de setembro.