04 de maro de 2021
Campo Grande 32º 22º

Catapora pode ser prevenida com vacina

Uma doença bastante comum na infância é a catapora, mas em alguns casos pode haver complicações, principalmente em crianças muito pequenas, em adultos e em indivíduos imunodeprimidos, em tratamento quimioterápico, por exemplo. O mercado oferece vacina contra a catapora e pode ser aplicada a partir dos 12 meses sem limite de idade.

Essa doença também é chamada de varicela, é causada por um vírus, cuja disseminação ocorre muito facilmente. Não é raro, ouvirmos falar em epidemia ou surto de catapora em ambientes fechados, como escola, creches, ambiente de trabalho, etc.

O principal sintoma são as bolinhas que aparecem na pele. Uma criança comum chega a desenvolver de 250 a 500 bolhas pequenas que coçam sobre os pontinhos vermelhos na pele. A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece através do contato com o líquido da bolha ou através de tosse ou espirro. Geralmente, a vacina previne a doença completamente ou a torna muito moderada. Mesmo aqueles que estão infectados com uma versão moderada da doença podem ser contagiosos.

“Apesar de ser uma doença bastante popular e de fácil contágio, pode haver complicações, por isso a imunização é tão importante em todas as idades. Não só a catapora, mas várias doenças podem ser evitadas através da vacinação”, explica o Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, médico e diretor técnico responsável da Imunitá Centro de Imunização.

As infecções secundárias da pele são as complicações mais comuns associadas à catapora. A doença cria na pele uma porta de entrada para bactérias, que poderão causar infecções na mesma e também nas partes moles, podendo até atingir a corrente sanguínea, provocando infecções sistêmicas e invasivas. A pneumonite viral causada diretamente pela catapora também é temida. Crianças acima de 12 anos e adultos apresentam maior potencial para desenvolvimento dessa complicação grave. Além disso, pacientes imunossuprimidos podem apresentar doença disseminada, ter acometimento do sistema nervoso central, encefalite por varicela, entre outras complicações.