29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

CLIMA

Chove dia 20 em alguns municípios de MS; veja a previsão climática dos próximos 10 dias

Nesta 5ª-feira o dia será de muito, muito, mas muito calor

A- A+

Nesta 5ª-feira (10.set.2020) os índices de umidade relativa do ar poderão ficar abaixo dos 12% em Mato Grosso do Sul. Ontem (9.set) os índices registrados no Estado atingiram 11%.A mínima está estimada em 16°C, enquanto a máxima pode chegar aos 42°C no Estado neste dia.  

Quanto a umidade relativa do ar, o valor considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ficar acima dos 60%. Segundo a meteorologia local, as baixas umidades só sobem com a chegada da chuva, que está prevista apenas para o final do mês em MS. A estimativa é do Portal do Tempo, Um Negócio IBM. 

Campo Grande terá mínima de 22°C e máxima de 37°C nesta 5ª-feira. O cenário otimista indica que haverá chuva no dia 20 de setembro na Capital (um domingo). A umidade relativa do ar estará em 22% nesta 5ª-feira em Campo Grande.

 

Dourados terá 5ª-feira de céu parcialmente nublado, mínima de 19°C e máxima de 37°C. Também só no dia 20 de setembro há previsão de chuva no município. A umidade relativa do ar fica em 34% neste dia no município. 

Sete Quedas dia ensolarado, com máxima de até 35°C. A umidade relativa fica em 47% no município. A chuva só deve ocorrer em 19 de setembro, seguindo um período de ao menos 4 dias de chuvas.  

Em Corumbá, nesta 5ª-feira a mínima é de 22°C e máxima de até 39°C. A umidade relativa do ar fica em 28%. A cidade sofre com queimadas, a chuva que chega no final do mês ainda não é segura que ocorrerá em Corumbá. No dia 20 de setembro há apenas 20% de chances de que haja chuva por lá.  

Também na região pantaneira, Porto Murtinho registra dia com mínima de 23°C e máxima de 39°C.  No município a umidade nesta 5[-feira fica em 35%. 

Coxim, que neste mês manteve-se como o município mais quente de MS, a frente até mesmo dos municípios pantaneiros, registra termômetros com máxima de 40°C durante toda a semana. A mínima para hoje é de 20°C. A umidade relativa do ar é crítica, apenas 22%. 

Paranaíba terá mínima de 20°C e máxima de 38°C nesta 5ª-feira. Não há previsão segura indicando chuva neste mês no município fronteiriço. 

Em Três Lagoas a mínima será de 20°C e máxima de 39°C nesta 5ª-feira. O município registra umidade relativa de 27% e também não apresenta condições para chuva neste mês. Uma tímida previsão indica 20% de chuva no dia 20 de setembro.  

Com as umidades baixas há algumas atitudes a serem adotadas. Entre as diversas recomendações para aliviar o desconforto e amenizar a secura está: aumentar a ingestão de líquidos, procurar umectar ambientes seja com aparelho umidificador ou com uma toalha molhada, evitar exposição direta ao sol, fazer refeições leves, usar soro fisiológico nas narinas e olhos, evitar queima de lixo e entulho, e não jogar bituca de cigarro em vegetação.  

A atuação dessa massa de ar seco que predomina sobre todo País, inibe a formação de nuvens, aumentando ainda mais a sensação de calor.  As temperaturas deverão superar os 40°C em diversos municípios.

Confira a previsão para outros municípios no mapa interativo abaixo: