21 de abril de 2021
Campo Grande 32º 18º

Detran

CNH Ágil o jeito mais fácil de renovar a sua CNH

A- A+

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) desde o início do ano de 2015, em sintonia com o Governo do Estado está implantando um novo modelo de gestão, que prioriza a modernização e a qualidade na prestação de serviços, com recursos tecnológicos e readequação de procedimentos.

O uso da tecnologia no processo da virtualização do órgão, visa propiciar mais agilidade, facilitar o acesso às informações pelo usuário, economia de custos e segurança na operacionalização dos processos internos e externos, acabando com o trâmite de papel e as filas.

Para dar andamento aos projetos o Detran-MS, criou em fevereiro deste ano o Escritório de Processos, ligado a Diretoria de Tecnologia de Informação, tendo como primeiro projeto, a CNH Ágil que abrange o processo de Renovação Simples da CNH. 

Desde o início de outubro o Detran-MS está disponibilizando em seu site, inicialmente para Campo Grande, no banner CNH Ágil, a opção de renovação da CNH simples online, ou seja, para aqueles processos que não tem alteração de dados do condutor e que não exercem atividade remunerada.

A renovação online, possibilitará ao usuário maior comodidade na abertura do processo, emissão de guia e agendamento médico. Segundo o diretor de Tecnologia do Detran-MS Gerson Tomi, a CNH Ágil é um pacote de procedimentos que foram simplificados para melhor atender o usuário. “O Escritório de Processos do Detran, fez um estudo das melhorias que deveriam ser implantadas e executadas. No caso da CNH Ágil tivemos mais agilidade no processo de renovação simples, com redução do tempo de atendimento e qualidade”, conclui.

Está previsto para o 1º semestre de 2017 o lançamento da CNH Ágil para todo o estado, otimizando também o atendimento no interior. Acesse o link aqui, o mesmo está disponível no site do Detran-MS.

 

Confira as etapas da Renovação Online

 

1º ETAPA – Solicitação da Renovação da CNH

 

Informar dados;

Confirmar dados de cadastro;

Escolher unidade do DETRAN a ser atendido;

Gerar guia de pagamento;

Pagar a guia (o débito será baixado pelo banco em até 30 minutos após o pagamento);

2º ETAPA – Agendar Exame Médico

 

Escolher data e horário para realização do exame;

Imprimir agendamento e questionário médico;

Preencher questionário médico e assinar

3º ETAPA – Capturar Imagem e Realizar Exame Médico

 

Comparecer à unidade DETRAN na data agendada com o questionário médico preenchido e assinado;

Para exames em Campo Grande, chegar 30 minutos antes para a captura da imagem.

4º ETAPA – Retirar a CNH

 

Comparecer à Unidade Detran selecionada;

Assinar protocolo e retirar a CNH renovada.