29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Câncer de laringe

Com 10 mil casos de câncer de laringe por ano no Brasil, Câmara aprova Dia Municipal dos Cuidados co

A- A+

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, na sessão desta terça-feira (23), em primeira discussão, o projeto Projeto de Lei 9.677/20, dos vereadores João César Mattogrosso e Pastor Jeremias Flores, que institui o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz, a ser celebrado anualmente no dia 16 de abril. A proposta passará por segunda votação nesta quinta-feira (25).

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 10 mil casos de câncer de laringe por ano são diagnosticados no Brasil, pesando ainda o fato diversos estudos acadêmicos apontarem que mais de 60% dos pesquisados profissionais de educação desenvolveram distúrbios vocais de ordem ocupacional.

O objetivo da proposta é conscientizar a população campo-grandense sobre a importância dos cuidados com a voz. Pela norma, caberá ao Poder Executivo Municipal organizar a programação pertinente ao evento em questão, podendo, para tanto, efetuar parcerias com entidades educacionais que possuam em sua grade cursos relativos ao tema.

A semana que compreende o dia 16 de abril vem sendo comemorado no Brasil desde 1999, com intuito de levar ao público maiores esclarecimentos a respeito da correta utilização da função vocal, estimulando hábitos saudáveis e de prevenção de distúrbios vocais.