25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

NOMEAÇÃO

Com data retroativa, ex-vereador é nomeado Secretário de Cultura em MS

Pasta foi ocupada anteriormente pelo vereador João César Mattogrosso

A- A+

O ex-vereador Eduardo Romero, de 42 anos, foi nomeado nesta terça-feira (7.jun.22) para o cargo de Secretário de Cultura de Mato Grosso do Sul. Ele era adjunto na Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), desde que o vereador João César Mattogrosso deixou o cargo em abril, para retornar para a Câmara em Campo Grande (MS). 

A nomeação com data retroativa de 1º de abril, foi publicada no Diário Oficial do Estado, por meio do Decreto “P”, nº 606.

Eduardo Romero já foi ator e militou em defesa do meio ambiente quando vereador. É conhecido no meio cultural devido a essas atividades e promovia também um sarau na Capital.  

O secretario também é jornalista e professor universitário. Filiado ao Rede Sustentabilidade, legenda pela qual exerceu os cargos de vereador entre até 2020, quando não conseguiu se reeleger para o 3º mandato em Campo Grande.

A reportagem do MS Notícias falou com o ex-vereador nessa manhã de terça. Perguntamos sobre quais seriam suas primeiras ações como secretário e se ele faria uma reunião com a classe Cultural de MS para apresentar as diretrizes de sua gestão: “Desde a atuação como Secret [secretário] adjunto o gabinete sempre esteve aberto ao diálogo, com todas as classes e segmentos. E assim continuará”.  

Um problema crítico na Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic) de Mato Grosso do Sul é de o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ainda não ter empossado os membros do Conselho Estadual de Políticas Culturais – esse grupo é o Órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e fiscalizadora – isso é, quem analisa se os editais estão cumprindo os anseios de cada segmento cultural. A maioria dos colegiados de cultura elege um desses conselheiros para essa representação e depois o governo nomeia e emposa os eleitos. Apesar de os Conselheiros terem sido nomeados em 29 de março de 2022, esse grupo até hoje (7.jun.22), ainda não foi empossado para iniciar seus trabalhos na Secic.

“Sobre a nomeação dos Conselheiros já está na mesa do Governador para o ato. E a Secretaria atuará sempre em respeito a legislação e a manutenção do diálogo para a construção coletiva. Estou à disposição”, respondeu Romero sobre esse assunto. Ainda questionamos se há uma data prevista para o empossamento dos membros e Romero respondeu: “A [minha] nomeação saiu hoje. Estou imediatamente tomando pé das questões e organizando as ações”, finalizou o novo secretário. 

O Conselho de Cultura tem como missão fiscalizar os editais públicos, adicionando aos termos dos certames, as cobranças de cada setor cultural. Apesar de terem poder de deliberar, o grupo só pode solicitar uma "reunião" para discutir os editais públicos, após o devido empossamento. Antes disso, os editais públicos acabam sendo feitos sem a escuta da sociedade e prejudica os trabalhadores da cultura.   

ATUALIZAÇÃO *13h4: O secretário de Cultura Eduardo Romero disse, pouco depois da publicação da reportagem, que ficou definida para a terça-feira (14.jun.22) o ato de empossamento dos Conselheiros (as) de Cultura. "Nossa previsão é a posse ser terça-feira em Assembleia Geral do Conselho", atualizou.