20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Educação

Com demissões da Omep/Seleta, CRAS e Ceinf paralisam na terça

A- A+

Profissionais dos Centros de Educação Infantil (Ceinf’s) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), contratados pela Omep e Seleta por meio de convênio com a prefeitura municipal de Campo Grande, paralisarão as atividades na próxima terça-feira (17). A decisão ocorreu na noite desta quinta-feira (12), em Assembleia Geral, na sede do sindicato da categoria SENALBA-MS (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul).

No dia 17, os trabalhadores realizarão protesto na Praça do Rádio Clube, a partir das 7h30min, com roupas pretas e cartazes cobrarão das autoridades públicas abertura de concurso público e seriedade no tratamento com os profissionais que correm o risco de demissão até janeiro de 2017. Além disso, reivindicam reajuste salarial com ganho real já que os salários estão congelados desde 2015.

“Os trabalhadores, que em sua maioria são provedores de família, ficam muito apreensivos com cada notícia divulgada, listas que vazam com nomes dos contratados, querem um posicionamento concreto para se resguardar e se organizarem. Existem funcionários fantamas, indicações familiares neste convênio firmado há cerca de 20 anos, no entanto, não se pode generalizar, nem todos os trabalhadores estão na ilegalidade. Nossa base sindical é formada em sua maioria por trabalhadores que se dedicam no dia a dia faça chuva ou  sol, honestos, simples e que cuidam das crianças de Campo Grande”, enfatiza a presidente do SENALBA-MS, Maria Joana Barreto.

Carta aos Pais

Para não pegar os pais e responsáveis pelas crianças de surpresa, a categoria entregará uma Carta explicando o motivo da paralisação e solicitando o apoio da sociedade, já que, de acordo os trabalhadores as crianças podem ser prejudicadas porque necessitam receber cuidados de profissionais qualificados. Segue a carta na íntegra:

Carta 

Senhores Pais, vimos, através desta, informar que na TERÇA-FEIRA (17/05), os profissionais contratados pela Omep e Seleta realizarão protesto na Praça do Rádio Clube, a partir da 7h30min. O motivo é solicitar das autoridades públicas abertura de concurso público, também seriedade no tratamento com os profissionais que correm o risco de demissão até janeiro de 2017. Por este motivo, recomendamos que não tragam seus filhos(as) nesta data (17/05), também pedimos o apoio e compreensão.

A categoria destaca que embora o Ministério Público do Trabalho tenha identificado irregularidades nas contratações, a grande maioria dos trabalhadores - contratados pela Omep e Seleta - é composta por pessoas honestas que dependem deste emprego para sustentar suas famílias. São profissionais que cuidam com zelo e dedicação das crianças de Campo Grande.

Aproveitamos a oportunidade para convidá-los a participar deste protesto junto aos trabalhadores, afinal, da forma como está prevista - demissão em massa em tão curto período – não restam dúvidas que nossas crianças serão prejudicadas, afinal, necessitam ser cuidadas por profissionais especializados.

Mais uma vez, contamos com a compreensão de todos!