19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

GERAL

Com os estoques de sangue do tipo O em situação crítica, Hemosul abre o dia todo neste sábado

A- A+

O Hemosul Coordenador abre as portas durante todo o dia neste sábado (10. abril). Desde o ano passado a unidade promove atendimento em período integral a cada primeiro sábado do mês, mas devido ao feriado de páscoa, a ação de abril foi transferida para hoje e o serviço ao publico será das 7h as 17h.   

Alguns tipos sanguíneos estão em situação crítica. Conforme a instituição, o estoque estratégico dos tipos O- (19%) e O+ (21%) se encontram em estado crítico, enquanto o tipo A+ (41%) está abaixo do ideal.

Embora haja a possibilidade de agendar a doação, o Hemosul reforça que aos sábados não há necessidade de programar a coleta, basta comparecer a unidade tendo em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos, menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal. Outras informações podem ser conferidas no site do Hemosul ou nas redes sociais da instituição. 

Outra recomendação está relacionada às vacinas contra covid-19, pois elas impedem temporariamente a doação considerando o dia do recebimento das doses. No caso da Coronavac é preciso esperar 48h para poder doar. Já a Oxford/Astrazeneca o prazo é de 7 dias. A recomendação é que o voluntário doe sangue antes de tomar a vacina.

Caso tenha sido contaminado pela Covid-19 o doador precisa esperar 30 dias após a cura clínica.
Em casos graves o doador precisa aguardar a alta médica e passar pela avaliação da triagem clínica. Pessoas que tiveram contato com casos confirmados devem aguardar 14 dias.

Entre as medidas adotadas pelo Hemosul para prevenir o contágio da Covid-19 está o uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura corporal dos voluntários, distanciamento das cadeiras de espera e de doação, além de dispositivos com álcool em gel instalados em diversos pontos do local.

Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro.

Funcionamento: 7h às 17h neste sábado 10 de abril 

Dicas: Uso obrigatório de máscara e não é necessário fazer agendamento

Lívia Miranda , Hemosul

Fonte: Governo MS