28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Geral

Com vacinação completa em 61% da população, mortes por covid tem queda de 62% em outubro

A- A+

Com 61% da população do Estado dispondo de vacinação completa, as mortes por Covid-19 seguem em queda, tendo uma redução de 62% em outubro, na comparação com o mesmo período de setembro. Os casos confirmados da doença também diminuíram em 20%.

De acordo com os dados do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), nos 13 primeiros dias de outubro foram 24 mortes em função da Covid. No mesmo período de setembro já eram 64 óbitos. Em relação aos casos já foram registrados 1.828 neste mês, contra 2.292 em 13 de setembro.

Já no número de pessoas internadas por Covid a redução é de 57% em outubro, com 72 pacientes hospitalizados em função da doença, contra 169 em setembro. A queda também aparece no número de pessoas em isolamento, que agora chega a 926 e no mês passado estava em 1016.

O cenário positivo ficou evidente pelo não registro de mortes no Estado, por covid, na última segunda-feira (11) e terça-feira (12), sendo um marco durante a pandemia. O principal fator é a adesão e o aumento da vacinação pela população sul-mato-grossense.

Obs: Os números do Vacinômetro são atualizados em tempo real

"A vacinação em massa em nosso Estado e a excelente adesão da população à campanha estadual de imunização contra a Covid nos colocaram em primeiro lugar no país e isto foi de fundamental importância para que atingíssemos este cenário de estabilidade da doença", afirmou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

A imunização em Mato Grosso do Sul é um dos destaques nacionais, estando nas primeiras colocações entre os estados desde janeiro. 77% da população já recebeu ao menos a primeira dose, e 61% já teve imunização completa (segunda dose ou dose única). Se levar em conta o público adulto o percentual sobe para 95% e 79% respectivamente. Ao todo são 3,8 milhões de doses aplicadas.

Leonardo Rocha, Subcom

Foto: Saul Schramm/Arquivo

Fonte: Governo MS