23 de outubro de 2020
Campo Grande 33º 22º

TECNOLOGIA

Como recuperar os arquivos apagados do cartão SD corrompido

Não é raro que o cartão SD de um dispositivo seja corrompido. Existem soluções práticas para recuperar, veja como

O avanço da tecnologia permitiu que qualquer pessoa pudesse salvar arquivos, imagens e documentos facilmente em periféricos cada vez mais compactos.

Um bom exemplo é o cartão de memória, presente em smartphones, notebooks e câmeras. Porém, esses pequenos equipamentos podem ser corrompidos e acabar excluindo tudo o que você salvou.

Embora muita gente acredite que diante dessa situação não há uma solução, a verdade é que tem como recuperar os arquivos apagados do cartão SD corrompido. Para isso, é bom contar com software especializado na recuperação de arquivos deletados.

Mas antes de qualquer coisa, é importante entender como o cartão SD se corrompe.

POR QUE O CARTÃO SD SE CORROMPE?

É fácil identificar um cartão SD corrompido pois, na hora de abrir os arquivos no computador, o sistema apresenta uma mensagem de que os dados não são acessíveis. Para que o cartão volte a funcionar, é necessário formatar – o que resulta na perda de arquivos.

Não é possível definir um só motivo para que o cartão SD seja corrompido. Esse tipo de periférico pode ter sua estrutura danificada por infecção de vírus, interrupções bruscas nas transferências de arquivos, uma formatação mal feita ou mesmo uma queda no sistema interno.

Todos os cartões SD correm o risco de se corromperem. Felizmente, os sistemas operacionais têm condições de recuperar os dados, seja Windows ou Mac. Se você quer recuperar fotos do cartão de memória corrompido, a saída pode ser mais simples do que parece, especialmente ao utilizar o WonderShare Recoverit.

RECUPERAÇÃO DE DADOS COM RECOVERIT

Muitos smartphones e câmeras digitais contam com os cartões SD para guardarem os registros dos usuários. À medida que esses utilitários caíram no gosto do público, a necessidade de recuperar cartões corrompidos aumentou.

Foi pensando nesse público que o Recoverit foi criado. Trata-se de um software potente, capaz de recuperar mais de mil formatos de arquivos, incluindo imagens, vídeos, áudios e até documentos do pacote Office.

Além disso, o programa opera com diferentes dispositivos, o que significa que você pode recuperar fotos cartão SD, de filmadora, Drone, player de música, gravador de som e afins.

Outro ponto positivo do Recoverit é que o software disponibiliza tutoriais completos em forma de vídeo para que o usuário possa seguir passo a passo. Assim, você pode assistir um vídeo sobre como recuperar cartão SD para resolver o problema, um método bem simples para lidar com um dispositivo corrompido.

Quer saber como recuperar cartão de memória? Confira as dicas a seguir, utilizando o Recoverit como ferramenta na solução desse desafio.

RECUPERAR FOTOS E ARQUIVOS DO CARTÃO SD EM 3 PASSOS SIMPLES

Para começar o processo de reaver os arquivos do seu cartão de memória corrompido, é necessário fazer o download e a instalação do Recoverit. O software conta com versão para Windows e Mac, para que independentemente do sistema operacional, você consiga recuperar os dados.

Depois de instalar, é só conectar o cartão SD ao computador e seguir os 3 passos abaixo:

PASSO 1: Na tela inicial do Recoverit, clique na opção Recuperação de Dispositivos Externos, selecionando na sequência o cartão SD que está corrompido e que você deseja corrigir.

PASSO 2: Nesse momento, o Recoverit vai fazer uma varredura pelo cartão e apresentar na tela uma lista dos arquivos recuperáveis.

Se o documento, imagem ou vídeo que você deseja não aparecer nessa seleção, opte pelo "Modo de Recuperação Geral", que realiza um procedimento mais à fundo, que acaba levando mais tempo, mas geralmente apresenta arquivos que não estariam disponíveis em uma primeira análise.

PASSO 3: Com todos os arquivos recuperados e listados, você poderá clicar no nome de cada um deles e fazer uma pré-visualização. Caso o arquivo em questão for o desejado, basta clicar em Recuperar para salvar uma cópia dentro do seu computador. Simples assim!


 

Depois de recuperar todos os arquivos do seu cartão de memória corrompido, é possível realizar a formatação sugerida pelo sistema operacional. Essa formatação faz com que o cartão reinicie para sua configuração inicial, o que permite que o uso dele seja feito de forma normal. O mesmo processo pode ser utilizado para restaurar documentos apagados de um pen drive.

Assim, é só inserir o cartão SD no dispositivo, seja notebook, smartphone ou câmera para continuar utilizando, agora com a tranquilidade de ter todos os arquivos importantes salvos no seu computador.