25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Confiança do empresariado cai e registra queda histórica

Pesquisa da Federação da indústria indica que há pessimismo entre os industriários

A- A+

“O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso do Sul marcou 35,5 pontos em março. O resultado permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, principalmente, pelo pessimismo apresentado em relação às atuais condições da economia brasileira, sendo a variável de pior desempenho, marcando somente 20,8 pontos”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

 O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) caiu ainda mais com o mês de março marcando o mais baixo índice da série histórica no Estado, sendo o 8º mês consecutivo com o índice inferior aos 50 pontos.

Em março, para 91,7% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira pioraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a piora foi apontada por 74,5% dos participantes.

Com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 58,6% dos respondentes, enquanto para 41,4% elas não se alteraram. Para os próximos seis meses, 68,9% dos respondentes mostraram-se pessimistas em relação à economia brasileira, enquanto no caso da economia estadual o pessimismo foi apontado por 55,7% dos participantes da pesquisa.

Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 46,7% dos respondentes mostraram-se pessimistas, patamar próximo aos dos que acham que a situação permanecerá igual. Além disso, piorou ainda mais a intenção de investimento para os próximos seis meses, com o industrial sul-mato-grossense não se mostrando disposto a investir neste início de ano.

“O indicador de intenção de investimento marcou 39,1 pontos em março, recuo de 21,2% sobre fevereiro. Já na comparação com março de 2014 a queda foi de 29,4%. Por fim, 71,2% dos respondentes disseram que não pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses”, analisou Ezequiel Resende.