29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

SAÚDE SEXUAL

Consumo de álcool e outros 6 fatores que atrapalham o orgasmo feminino

Há uma série de condições de saúde que podem dificultar o prazer sexual

A- A+

O machismo estrutural, pressões sociais, dificuldades emocionais da quarentena e até o consumo excessivo de álcool podem afetar o desejo sexual feminino. Há de se observar que estudos sobre a anatomia sexual feminina se iniciaram apenas em 1992 (VEJA AQUI). 

O excesso de álcool afeta o fluxo sanguíneo para o clitóris, que é, para a maioria das mulheres, a parte da vulva que requer estimução para que elas cheguem ao orgasmo, é o que explica a ginecologista britânica Shree Datta. O cigarro também pode ter um impacto. "Se você tem dificuldades para chegar ao orgasmo, pense na quantidade de álcool ou de tabaco que consome."

Também falar com parceiro ou parceira sobre o que você gosta e quer fazer no sexo é fundamental para uma boa experiência sexual e para o orgasmo, diz a terapeuta sexual Kate Moyle:

"Seu parceiro ou parceira não lê mentes e não vai saber o que você quer se você não falar. Seja direta e clara, não ambígua, dê instruções ou mostre o que lhe dá prazer, guie as mãos dele ou dela pelo seu corpo.

Muitas mulheres não se sentem seguras ou confortáveis com o próprio corpo, e isso pode atrapalhar. Pensamentos negativos impedem que as pessoas se soltem e se permitam sentir o prazer físico. As mulheres são as principais vítimas de transtornos de imagem, muitas se cobram o corpo perfeito e se sentem constrangidas pelos quilos a mais, celulite, estrias... O excesso de imagens de corpos magros na cultura de massa está relacionado a esse tipo de cobrança. "Esqueça isso, aceite o seu corpo e foque no seu prazer", alerta a reportagem do O Globo com Independente.

Há uma série de condições de saúde que podem dificultar o prazer sexual. Há também medicamentos que atrapalham o orgasmo. Se você tem uma condição clínica particular ou toma remédios regularmente, consulte o seu médico sobre o impacto deles no prazer sexual.

"Antidepressivos e antihistamínicos podem afetar os orgasmos", explica a Dra. Datta.

ESTIMULAÇÃO SEXUAL

Uma explicação simples para a dificuldade de uma mulher atingir o orgasmo está na falta de estimulação durante o sexo. Uma dica é conhecer o próprio corpo para entender melhor as suas preferências. Não se trata apenas dos genitais, mas de perceber as partes do corpo e os toques, por exemplo, que lhe dão sensações prazerosas.

É importante considerar que a maioria das mulheres precisa de estimulação clitoriana para atingir o orgasmo, elas não chegam ao clímax apenas com a penetração. É importante entender se esse é o seu caso e comunicar ao parceiro ou parceira.

Investa nas suas fantasias e desejos. Tentar posições diferentes e se masturbar ou guiar o parceiro ou parceira na masturbação são ideias. A sexualidade feminina é sofisticada, e isso é bom.

PRESSÃO SOCIAL

Estresse, problemas financeiros ou no trabalho podem afetar o prazer sexual. Problemas no relacionamento, sobretudo falta de confiança no parceiro ou parceira e conflitos não resolvidos entre o casal, podem ser causas da dificuldade em atingir o orgasmo.

É melhor conversar ou buscar aconselhamento profissional, como um terapeuta sexual ou de casais.

BEM-ESTAR EMOCIONAL

O equilíbrio emocial tem a ver com a habilidade de chegar ao clímax sexual. Depressão e ansiedade são fatores a serem levados em consideração. Se você (ou seu parceiro ou parceira) sofre de alguma delas, converse com a ginecologista.

Lembre-se, o período de isolamento social necessário para conter a pandemia de Covid-19 pode ser difícil. As dificuldades emocionais afetam a todos nós. Não se cobre nem se julgue. Vai passar.

Fonte: O Globo | Independente.