18 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Controladoria-Geral do Estado participa de oficinas sobre o PPA

A- A+

No ano passado foram realizadas diversas reuniões dos integrantes do Grupo de Trabalho Multidisciplinar e Interinstitucional (GTMI) que propõe normas e procedimentos no Plano Plurianual (PPA 2020-2023). Os trabalhos resultaram na revisão do PPA publicado em dezembro, no Diário Oficial do Estado (DOE), com as adequações necessárias para a execução das atividades em 2022.

Agora, durante os dias 18, 20, 25 e 27 de janeiro, acontecem oficinas on-line conduzidas pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), por intermédio da Superintendência de Gestão Estratégica, com a finalidade de orientar as superintendências administrativas das instituições estaduais para a eficiente execução orçamentária de acordo com os programas temáticos desenvolvidos por elas. Nos dias determinados, as temáticas das oficinas foram divididas por eixos: gestão, social, infraestrutura e econômico e ambiental, respectivamente.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é integrante do GTMI e considerando a relevância do assunto na evidenciação da real aplicação dos recursos em atendimento às necessidades da sociedade, apoia e participa dos encontros. A controladora-adjunta Marina Hiaroka Gaidarji representando a instituição e colabora com informações, esclarecimentos e orientações pertinentes.

Já como ações do PPA da Controladoria-Geral, desde 2020, a instituição executa dois projetos pilotos no Governo do Estado:

  • o programa Integridade, Controle Social e Combate à Corrupção - que busca a excelência da gestão, fortalecendo a transparência pública e o controle interno, com foco na ética e na prática de boas condutas de todos os integrantes da pasta, com ênfase na prevenção e controle à exposição aos riscos de integridade. A iniciativa desenvolve o "Estudantes no Controle" propondo ações incentivadoras aos alunos para que conheçam e participem da gestão pública bem como fomenta nestes cidadãos da Rede Pública Estadual de Ensino o senso crítico e de pertencimento. Desde 2020, devido ao surgimento da covid-19 as ações tiveram que ser suspensas.
  • o Robô Arauto - software de automatização de processos desenvolvido com foco gerencial e de auditoria, tendo a finalidade de apoiar a gestão, agilizar as tarefas e aumentar a produtividade dos auditores trazendo agilidade, confiabilidade, transparência e segurança nos serviços prestados pela CGE.

O Plano Plurianual (PPA 2020-2023) é um projeto de lei que define as prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul como por exemplo nas áreas da saúde; assistência social; emprego; segurança; educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; desenvolvimento econômico; e infraestrutura para um período de quatro anos.

Karla Tatiane, CGE

Fonte: Governo MS