23 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

SAÚDE

Dia da Imunização: importância das vacinas em período de pandemia da Covid-19

Vacinas são importantes para fortalecer a imunidade do organismo e combater doenças

A- A+

Cuidar da nossa imunidade é de extrema importância e, no Dia da Imunização, celebrado nesta terça-feira (9), a atenção deve ser redobrada por conta da pandemia da Covid-19, por isso, é essencial para saúde seguir o calendário de vacinas corretamente.

A Imunologista da Unimed Campo Grande, Dra. Maria das Graças de Melo Teixeira Spengler, conta que as vacinas são poderosas ferramentas para controlar e eliminar doenças infecciosas que ameaçam a vida.

A cooperada da Unimed CG explica que em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda, e alerta, a importância de manter em dia a vacinação de rotina. “A descontinuidade com o calendário vacinal pode aumentar o número de indivíduos suscetíveis a doença, e a probabilidade de surtos por doenças evitáveis por vacinas. Isso acarretaria uma sobrecarga ainda maior ao sistema de saúde”, relata.

Dra. Maria ainda diz que para um sistema imunológico saudável deve-se manter também uma rotina de hábitos saudáveis, que implica em: “alimentação rica em todos os nutrientes e micronutrientes, rotina de exercícios adaptados ao isolamento social, tomar meia hora de sol por dia, evitar o tabagismo e o consumo de álcool, combater a depressão através de práticas meditativas, música, arteterapia, entre outros”.

A Imunologista ainda explica que “as vacinas estimulam a produção de nossas defesas, por meio de anticorpos específicos. Assim, elas ensinam o nosso organismo a se defender de forma eficaz, e quando o “ataque” de verdade acontece, a defesa é reativada por meio da memória do sistema imunológico. É isso que vai fazer com que a ação “inimiga” seja muito limitada ou, como acontece na maioria das vezes, totalmente eliminada, antes que a doença se instale”.

CALENDÁRIO VACINAL

É muito importante estar com todas as vacinas em dia, por isso, O Ministério da Saúde divulga o calendário vacinal completo, é só clicar AQUI. No link estão listadas todas as vacinas necessárias, além das doses exatas e períodos que devemos nos imunizar.

Além disso, vale lembrar que o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para até o dia 30 de junho, em todo o país.