29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

CINEMATO

Dia do Cinema Brasileira, ganha 'semana' de lives com realizadores em MS

Haverá ainda, a participação de roteirista e professora de roteiro em São Paulo

A- A+

Acontecerá de 15 a 20 de junho, em alusão ao Dia do Cinema Brasileiro (*19.junho) em Mato Grosso do Sul, a Semana do Cinema Brasileiro, intitulado CineMato. Haverá lives com realizadores sul-mato-grossenses de cinema de diversos gêneros. O evento é uma realização do Museu da Imagem e do Som (MIS), CineCafé, Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da TVE Cultura. As lives acontecem pelo Instagram da Fundação de cultura sempre às 19h.

“O cinema é a arte da reinvenção, é a crônica necessária de cada tempo, e de cada povo, assim, vivendo um período tão trágico, mas também histórico, queremos dar voz aos “cronistas” da luz mágica, aqueles que com rigor e maestria contam histórias e constroem memórias através do cinema, feito aqui no Mato Grosso do Sul”, destacou Marinete Pinheiro, coordenadora do MIS.

PROGRAMAÇÃO

O CINEMA DE TERROR NO VELHO OESTE 

Acontece em 15 de junho: Kézia Miranda conversa com Larissa Anzoategui – Produtora, editora e diretora da Astaroth, produtora independente em MS que já realizou seis curtas e longas-metragens.

O IMAGINÁRIO, O FOLCLORE E O CINEMA

No dia 16 de junho: Julio Bezerra – Professor do curso de Audiovisual da UFMS, conversa com Andriolli Costa, jornalista, narrador e pesquisador de folclore e imaginário brasileiro.

CINEMA DOCUMENTÁRIO EM MS 

Em 17 de junho: Marinete Pinheiro – Jornalista, Cineasta/Documentarista e Coordenadora do MIS de MS conversa com Lu Bigatão, Documentarista, produtora a apresentadora do Programa Cult/TVE Cultura.

FILMES DE BANG-BANG EM CAMPO GRANDE / 100% INDEPENDENTE 

Em 18 de junho: Carlos Diehl- Roteirista e Produtor Executivo na TVE Cultura, conversa com Alexandre Couto, cineasta independente que dirigiu filmes de longa- metragem em Campo Grande. 

DOCUMENTÁRIO DE INVENÇÃO E POESIA 

Já em 19 de junho: Marinete Pinheiro conversa com o cineasta Joel Pizzini, Cineasta, pesquisador, autor de ensaios documentários premiados internacionalmente como Caramujo-flor e 500 Almas.

FORMAÇÃO – ROTEIRO E PRODUÇÃO CRIATIVA

No último dia, em 20 de junho: Kézia Miranda conversará com a roteirista e professora de roteiro em São Paulo, Mariana Tesch: Mestre em Roteiro pela Northwestern University (com bolsa CAPES e Fulbright), roteirizou os curtas-metragens “NY, MG” (2017), vencedor do Festival de Curtas TNT, com estreia no canal TNT-Brasil, e “Nervo” (2019), com exibições em diversos festivais pelo Brasil. Seus trabalhos mais recentes são como roteirista das séries “Clube da Anittinha” T2 (Gloob), “Coisa Mais Linda” T2 (NETFLIX) e “Oswaldo” T2 (Cartoon Network).

Atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem autoral “Amém”, e o longa-metragem “Ligações Nebulosas”, em parceria com Jean Claude-Bernardet. Faz parte da equipe de programação e produção da Rodada de Negócios do FRAP.