18 de abril de 2024
Campo Grande 18ºC

Geral

Distribuição de cobertores para famílias carentes coincide com chegada do inverno

A- A+

A entrega dos 80 mil cobertores realizada na quinta-feira (17) pelo Governo de Mato Grosso do Sul antecede a chegada do inverno na próxima segunda-feira, 21 de junho. 

Além das baixas temperaturas, o inverno caracteriza-se também pelos dias mais curtos e noites mais longas. Nesse período, não há nada melhor do que ficar em casa, evitando entrar em contato com pessoas de fora do ambiente familiar, neste momento de pandemia.

Entre as famílias que receberam cobertas está a de Leirilane Silva Rojas, de 27 anos,  mãe de Christian, 11 anos, Jorge Miguel, 7 anos, e Vinícius Guilherme, 4 anos. Ela também é atendida pelos projetos sociais do programa Rede Solidária, no Jardim Noroeste. "Assim como os cursos do Rede Solidária que já fiz, como de panificação, e costura que estou fazendo agora, as aulas que os meninos fazem lá, e agora o cobertor é uma ajuda bem-vinda", contou Leirilane. 

Os novos cobertores vão para os 79 municípios do Estado. Desde o início da atual gestão, Mato Grosso do Sul já entregou 410 mil mantas. "As peças vão atender indígenas, assentados e comunidades do Estado com famílias mais vulneráveis. É mais uma ação do Estado atendendo as demandas da população, em parceria com as cidades sul-mato-grossenses", disse o governador Reinaldo Azambuja.

Todos os anos, a campanha "Aqueça uma Vida" entrega as cobertas para as prefeituras, que fazem a distribuição em cada um dos municípios. Na segunda-feira (21), a secretária Elisa Cleia Nobre (Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) acompanha a entrega em Terenos.

"O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de, em conjunto com outras pastas, vem olhando com muito carinho e atenção para cada família de Mato Grosso do Sul, principalmente neste período de pandemia. São um conjunto de ações, que no final, acabam dando mais segurança para quem vive aqui", explicou a secretária.

Os novos cobertores foram adquiridos com recursos do Fundo de Investimento Social (FIS),  em um investimento de R$ 2,67 milhões. O cobertor é do tipo casal, sendo o material de manta em microfibra, 100% poliéster, com medida mínima de 1,80 x 2,20 metros.

O prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke, disse que os 315 cobertores que foram destinados ao município chegaram em boa hora. "Só tenho a agradecer ao governador Reinaldo Azambuja e a secretária Elisa por mais um ano nos atendendo e possibilitando esse atendimento às famílias mais carentes de Terenos", disse. 

Além dos cobertores comprados e entregues pelo Governo, o Estado também arrecada agasalhos e cobertores, todos os anos, entre os servidores e distribui para quem mais precisa. A madrinha da campanha é a primeira-dama Fátima Azambuja, que percebeu um aumento nas doações. "Acho que essa questão da pandemia ampliou o sentimento de solidariedade. Quero agradecer muito ao Governo do Estado e todos os servidores que participam. Tenho certeza que este ano vamos chegar a um número maior de famílias atendidas", disse.

Paulo Fernandes, Subcom, com informações de Mireli Obando e Leomar Alves Rosa (Sedhast)

Foto: Monique Alves, Sedhast

Fonte: Governo MS