MS Notícias

quinta, 04 de junho de 2020

APROVADA

É lei: proibida a venda de slimes em MS

Produto infantil contém substância prejudicial à saúde das crianças

Por: TERO QUEIROZ07/11/2019 às 10:30
ComentarCompartilhar
Foto: Reprodução/TV Globo

O Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, traz em sua edição de hoje (07), a publicação da Lei 5.429, que proíbe a venda de gelecas, slimes e produtos similares que contenham boráx [borato de sódio ou Tetraborato de sódio: mineral alcalino derivado da mistura de um sal hidratado de sódio e ácido bórico], considerado de grande risco a saúde.

Deputados aprovaram o texto no dia 31 do mês passado, e sem muita demora o projeto foi apreciado e aprovado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), agora a determinação passa a ser lei.

Quem descumprir e insistir na venda dos produtos arcara com o Código de Defesa do Consumidor e será cobrado multa a ser estipulada em regulamentação própria e revertida para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC).

O bórax (borato de sódio) é uma substância utilizada pela indústria de produtos de limpeza e cosméticos. O uso na fabricação do slime serve para dar liga e elasticidade ao produto. A dosagem incorreta pode causar males para a respiração e pele.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado para alertar os casos de intoxicação envolvendo a utilização do bórax e reiterou que a substância não é regulamentada para utilização em slimes ou gelecas.

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma