29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Empresa campo-grandense desenvolve projeto de Eficiência Energética no Espírito Santo

A- A+

Buscando oferecer uma solução para popularizar o acesso a tecnologia solar fotovoltaica, até então acessível a quem possui maior poder aquisitivo, devido ao alto custo de instalação e manutenção, a empresa Nexsolar, graduada pela INTERP – Incubadora de Empresas, desenvolveu o projeto de Eficiência Energética na cidade de Colatina-ES, que também tem o objetivo de conscientizar os consumidores para o uso correto e seguro da energia elétrica e a importância da utilização de fontes renováveis de energia, no caso, a energia solar. Tendo como público-alvo o consumidor residencial baixa renda.

O projeto foi realizado em parceria com a empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM), responsável pela iniciativa, o investimento no programa de eficiência energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Foi realizada a instalação de 250 kits SFCR de sistemas fotovoltaicos no município de Colatina, ES, e a substituição de 16.000 lâmpadas incandescentes por LED, em aproximadamente 4.000 unidades consumidoras localizadas nos 11 municípios de sua área de concessão.

Os sistemas de geração distribuída têm o microinversor conectado diretamente abaixo do módulo fotovoltaico e as lâmpadas LED são de 9W e 10W.

O sistema de geração fotovoltaica instalado, composto por duas placas de 250 Wpico/cada, mostrou-se promissor, com uma geração mensal média de 68 kWh/mês, correspondente a mais de 47% do consumo mensal de uma unidade consumidora residencial baixa renda.

O projeto também capacitou profissionais da área de energia elétrica para a instalação dos kits, gerando renda e emprego. Foram certificados nos cursos de NR10 e NR35, além de treinamento específico acerca da montagem e manutenção dos kits, possibilitando a esses profissionais qualificação para a realização de futuras manutenções locais a preço de mercado, acessíveis aos consumidores beneficiados. As manutenções preventiva e corretiva concorrerão para a obtenção de melhores resultados energéticos do sistema implementado.

O engenheiro elétrico e sócio da Nexsolar, Felipe Oliveira explica que a iniciativa busca apresentar uma solução para sociedade dando a oportunidade que todas as pessoas tenham acesso ao sistema. “A vantagem é para a sociedade e para as empresas de energia também, pois muitas famílias não conseguem pagar suas contas, ficam inadimplentes e acabam optando pelo famoso gato, uma opção que não é boa nem pra quem faz nem para as empresas”.

Felipe comenta que este projeto juntamente com uma concessionária é pioneiro no Brasil, sendo uma solução para a sociedade. “O trabalho desenvolvido em Colatina é pioneiro para casas de baixa renda, utilizando uma obrigação que as concessionárias têm de investir 0,5% do faturamento dela para projetos de suficiência energética. Conseguimos demonstrar que é viável e que com nossa tecnologia de microinversores modulares, é possível sim pensar em energia solar para pessoas de baixa renda”.