29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Plano de Cultura

Encontro de Cineclubes acontece na próxima semana na Capital

A- A+

O movimento cineclubista de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza no dia 08 de agosto, o 1º Encontro Estadual de Cineclubes de Mato Grosso do Sul. Eduardo Paes Aguiar, Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), estará presente em Campo Grande para coordenar o debate a ser realizado nessa ocasião. Trata-se, pois, de uma ocasião histórica para o movimento cineclubista sul-mato-grossense, que vem gradualmente se expandindo e se fortalecendo no estado.

O cineclube é um espaço cultural que se preocupa em promover a formação crítica do público por meio da exibição de filmes – preferencialmente aqueles que se encontram fora do circuito comercial – seguida por debates. Nos últimos anos, algumas leis nacionais foram criadas visando o aumento desta prática em todo o país, tais como a Lei 13.006, que prevê a obrigatoriedade da exibição de duas horas mensais de filmes brasileiros nas escolas e a meta 30 do Plano Nacional de Cultura, que prevê alcançar 37% dos municípios brasileiros com cineclubes.

Para além de um diálogo com a diretoria do movimento nacional, o foco do encontro será pautado na organização de demandas deste segmento cultural para a sua respectiva inclusão no Plano Setorial de Audiovisual, lei que se encontra em fase de desenvolvimento e que orientará as políticas públicas culturais relacionadas ao audiovisual do estado pelos próximos dez anos. Representantes cineclubistas de diversas cidades de Mato Grosso do Sul – dentre elas Campo Grande, Dourados, Aquidauana e Corumbá – já confirmaram participação no evento. O 1º Encontro Estadual de Cineclubes de Mato Grosso do Sul acontecerá no Museu da Imagem e do Som, às 19:00, e será aberto à comunidade geral do estado.