05 de maro de 2021
Campo Grande 28º 21º

DIA INTERNACIONAL

Equipe de astronautas composta só por mulheres fará viagem histórica ao espaço

A expedição ocorre 35 anos depois que a astronauta soviética Svetlana Savitskaya se tornou a primeira mulher a participar de uma caminhada

Dia Internacional da Mulher, com uma notícia ótima da NASA, que confirma: duas mulheres vão fazer história na primeira caminhada espacial. Aliás, pela primeira vez, uma equipe só de mulheres fará uma caminhada na Estação Espacial Internacional.

Como parte da Expedição 59, as astronautas Anne McClain e Christina Koch realizarão a caminhada espacial em 29 de março.

Elas terão apoio em solo da controladora de vôo da Agência Espacial Canadense, Kristen Facciol, que estará no console no Johnson Space Center da NASA, em Houston.

A missão de sete horas terá transmissão ao vivo no site da NASA às 6h30, horário do leste e poderá ser acompanhada neste link.

“Como atualmente programado, a caminhada espacial de 29 de março será a primeira só com mulheres”, disse a porta-voz da Nasa, Stephanie Schierholz, à CNN em uma declaração por e-mail confirmando a missão.

Para McClain, de 39 anos, a expedição será sua primeira vez no espaço.

Koch, de 40 anos, fará seu primeiro voo espacial no dia 14 de março para poder se juntar à sua equipe na ISS, Estação Espacial, para a expedição.

A expedição ocorre 35 anos depois que a astronauta soviética Svetlana Savitskaya se tornou a primeira mulher a participar de uma caminhada espacial em 25 de julho de 1984.

“É o segundo de uma série de três caminhadas espaciais planejadas. Anne também se juntará a Nick Hague para a caminhada espacial de 22 de março.

Agora, com a engenheira aeroespacial canadense Kristen Facciol operando como apoio terrestre da equipe do Centro Espacial Johnson da NASA em Houston, a missão histórica será um marco apropriado para os pioneiras femininas durante o mês de março: o Mês Histórico das Mulheres.