19 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Especialistas alertam para o diagnóstico precoce do Diabetes

A- A+

O diabetes é uma doença crônica complexa que requer assistência médica contínua baseada em estratégias de redução de fatores de risco, além do próprio controle glicêmico. Estima-se que no Brasil existam 12 milhões de pessoas, na faixa etária de 20 a 79 anos, com diabetes e que esse número pode chegar a aproximadamente 19 milhões em 2035.

É observada uma maior prevalência com o avançar da idade. A frequência do diabetes é 6 vezes maior em pessoas acima dos 60 anos quando comparada a outras faixas etárias. No Dia Nacional do Diabetes, especialistas alertam sobre a enfermidade e orientam para a importância dos testes para diagnóstico da doença.

De acordo com o endocrinologista e consultor-médico do Laboratório Renato Arruda/Grupo Sabin, Juliano Zakir, diabetes é um grupo de doenças metabólicas que se caracteriza por hiperglicemia, ou seja, o aumento de glicose no sangue, decorrente da falta de insulina ou da sua dificuldade de ação nos órgãos e tecidos periféricos.

O grande problema desta enfermidade é que cerca de 50% ou mais dos diabéticos não sabem que são portadores da doença. Os sintomas mais comuns são: vontade de urinar diversas vezes, sede constante, fome frequente e perda de peso. Em alguns casos, pode até haver alterações neurológicas e coma. Segundo Zakir, o maior problema relacionado ao diabetes é “por ser uma doença na maioria das vezes silenciosa ou muitas pessoas não identificarem os sintomas, quando se dão conta, os níveis de açúcar no sangue já estão muito acima do normal, atrasando o diagnóstico e já podendo ocasionar inúmeras complicações crônicas”, alerta o médico.

Além dos tipos 1 e 2 da doença, existe também o diabetes gestacional em que as taxas de glicose durante a gravidez ficam elevadas. Na maioria dos casos a situação é temporária, porém traz riscos de complicações durante o parto e para o feto e recém-nascido. O ideal é que haja triagem de todas gestantes e mulheres que tiveram casos de diabetes gestacional façam exames de controle glicêmico nos anos posteriores ao parto.

Diagnóstico precoce

Por meio de testes de glicemia e hemoglobina glicada é possível detectar se a pessoa é portadora da doença. “Com uma amostra de sangue é possível fazer o diagnóstico, podendo ser realizado em qualquer faixa etária. Além disso, os exames são muito precisos e permitem um resultado eficiente”, afirma  Zakir.