16 de maio de 2022
Campo Grande 21º 13º

EDUCAÇÃO | EXTERIOR

Alunos de MS podem se inscrever para intercâmbio gratuito nos EUA

Eles ficam 3 semanas nos EUA com tudo pago

A- A+

A Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul anunicou nesta terça-feira (18.jan.22) a abertura das inscrições ao programa Jovens Embaixadores/2022. Veja a íntegra do edital

A iniciativa é parte da responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores públicos e privados, em ambos os países. O intuito é beneficiar os estudantes com um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos, de forma gratuita. Eles ficam 3 semanas nos EUA com tudo pago

Os interessados devem fazer o pré-cadastro acessando o link https://jovensembaixadores.org.br/ até o dia 09 de fevereiro deste ano.

Segundo apurado, os estudantes selecionados terão apenas "um gasto". Se selecionados terão que emitir o passaporte e esse documento não terá reembolso. "Ao requerer a emissão do passaporte, é necessário pagar uma taxa. Por se tratar de documento pessoal brasileiro, essa despesa é de responsabilidade dos participantes e não será reembolsada pelo programa. Cabe ressaltar que este é o único custo referente ao Programa Jovens Embaixadores que fica sob a responsabilidade dos participantes", esclarece. 

O Programa Jovens Embaixadores 2022 dispõe de 50 vagas para candidatos de todo o Brasil. "Na medida do possível, o Comitê de Seleção busca selecionar ao menos um(a) participante de cada estado brasileiro, a fim de garantir maior representatividade e diversidade regional ao grupo", promete.  

Para participar do interncâmbio os estudantes devem cumprir 14 requisitos obrigatoriamente, entre as obrigatoriedades, consta que para participar o estudante deve jamais ter ido aos EUA. Veja a lista de "pré-requisitos":

  1. Ter nacionalidade brasileira; 
  2. Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
  3. Ser aluno (a) do ensino médio na rede pública brasileira;
  4. Candidatos já devem ter cursado ou estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2021;
  5. Alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em 2022 não poderão se candidatar;
  6. Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  7. Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
  8. Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
  9. Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
  10. Ter excelente desempenho escolar;
  11. Ter perfil de liderança e iniciativa;
  12. Ser comunicativo (a);
  13. Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  14. Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses. 

"Todos os pré-requisitos listados acima são obrigatórios e devem ser comprovados no formulário de inscrição do (a) candidato (a). Os pré-requisitos são aplicados de forma indiscriminada a todos os candidatos e, de forma alguma, podem ser flexibilizados, sob pena de prejudicar a credibilidade e o bom andamento do processo seletivo", alerta. 

Em MS, o programa é uma parceria da SED, por intermédio da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com a Embaixada Americana. 

Diante do cenário pandemico o edital avisa: "Uma vez que o mundo continua em alerta e ainda com algumas restrições devido à pandemia da covid-19, caso não seja possível realizar o intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2022, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual bastante interativo e inovador". 

Quem já participou do programa um vez não pode mais se inscrever, exceto os que participaram em 2021. "Excepcionalmente para os Jovens Embaixadores da edição de 2021 será dada a oportunidade de se candidatarem novamente para o programa de 2022, desde que ainda possuam todos os pré-requisitos necessários para tal, considerando que participaram da versão online do JE, em função das restrições decorrentes da pandemia da COVID-19", explica. 

Mais informações na Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, para esclarecimentos adicionais, se necessário, por meio dos telefones 3318-2341 e 3318-2372.