18 de abril de 2021
Campo Grande 30º 19º

Inclusão

Evento na UEMS comemora dia da pessoa com deficiência

O Grupo de Trabalho de Educação Especial realizará nesta sexta-feira (19) a Conferência “A pessoa com deficiência e seus direitos sociais – nova Lei da Inclusão (LBI) em debate”, em comemoração Dia Estadual de Conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência (21/08) e da Semana de Atuação em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento será no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, na Rodovia MS 080, em frente ao Conjunto José Abrão, a partir das 8h30. No hall do auditório serão expostos trabalhos artísticos dos alunos do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva.

A Conferência será aberta ao público e contará com a presença do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência (Consep/MS) e do Conselho Municipal das Pessoa com Deficiência (Comped), de instituições e escolas especializadas em atendimento a pessoas com deficiência e familiares. A palestra será ministrada por Rita de Cassia Fuentes Luz Suenaga, presidente da Comissão dos Idosos e Pessoas com Deficiência da OAB/MS.

O Grupo de Trabalho de Educação Especial, pertence ao Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. O grupo é coordenado pela docente da UEMS, professora doutora Celi Corrêa Neres, e se reúne na Unidade Universitária de Campo Grande.

Semana da Pessoa com Deficiência

Durante a Semana de Atuação em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado de Educação (SED) irá realizar uma formação técnica para profissionais que atuam nessa área. O evento será nos dias 23 e 24 de agosto, no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF), com inscrições no próprio local.

A primeira palestra será da professora doutora Celi Corrêa Neres, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação (Profeduc), com o tema “Análise dos 22 anos de Salamanca e o avanço das políticas públicas de inclusão”. (Com assessoria).